O ano mais desgraçado dessa geração teve pelo menos uma coisa de bom: campanhas criativas que são de parar o coração! ?
E é claro que o grande tema do ano foi o maldito corona, que resultou em grandes designs de conscientização e homenagem aos profissionais da saúde no Brasil e no mundo.
Já a marca ganhadora foi o McDonald’s, que continuou criando campanhas fodíssimas ao longo de todo ano. (Confesso pra vocês que detesto o Mc, mas não dá pra lutar contra o marketing dos caras…)
Espero que te traga muito inspiração, amigo(a). Curte aí! : )
Critério de Avaliação
As artes são eleitas por voto popular de milhares de criativos lá no Instagram do Temporal Cerebral, onde nós colocamos as melhores pubs do mundo para te inspirar diariamente.
Mas nem sempre os votos decidem os vencedores. Temas sensíveis (como política e violência animal) acabam tendo muita vantagem, então eu acabo tendo que diminuir a pontuação ou mesmo retirá-las da lista.
O meu gosto pessoal tem influência mínima na lista, e eu sempre descrevo quando é o caso, então segue tranquilo aí que o ambiente é bem democrático! : )
Melhores campanhas de anos anteriores
- As melhores campanhas de 2019
- As melhores campanhas de 2018
- As melhores campanhas de 2017
- As melhores campanhas de 2016
Campanha da Global Air — Ano Novo em Moscou [20º]
“Ano Novo em Moscou por $332.”
Lembra da época que existia Réveillon? A Global Air vendia passagens baratas e de forma bem criativa, como essa aí que simula as janelas de um avião com o horário da virada.
Agência FCB Artgroup
Campanha da Nike — Ideal Ground [19]
“O melhor solo (ou sola) para turbinar suas ambições.”
Essa campanha criativíssima faz um trocadilho com solo (chão) e sola (sapato), enaltecendo o alto nível de performance dos tênis da Nike. Criativo pra cacete!
Designer Mohamed Mahmoud Ali
Campanha da Moçambique Fashion Week Contra Poluição [18]
“OMG! Esse cachecol não é de MATAR? Disponível no oceano mais próximo!”
A DDB teve essa ideia genial de lembrar que as sacolas plásticas enforcam tartarugas ao simular um cachecol com a mesma. A arte é tristíssima, mas a inveja aqui é mais ainda, hahaha…
Agência DDB
Campanha do KFC — Noisy Chicken [HC]
“Frango frito barulhento.”
O nosso primeiro hors-concours é do KFC, que simulou um frango frito tão crocante que lembra bexigas estourando na boca!
Honestamente, estou muito chateado por vocês terem votado tão pouco nessa ideia, hahaha…
Agência Geometry
Campanha do Québec contra Drogas no Trânsito [17]
“Se fumar maconha, pegue um taxi. Não use drogas ao volante.”
Se drogar e dirigir não é nenhuma novidade, porém as campanhas só estão surgindo agora, que o discurso é de conscientização em vez de punição. Essa arte do governo do Québec é o primeiro grande design dessa nova fase!
Agência Lg2
Campanha do McDelivery — Happy Moving Day [16]
“Feliz Dia da Mudança”
Você sabia que existe um Dia da Mudança no Québec?! Trata-se de uma medida humanitária para impedir que pessoas sejam despejadas no inverno, além de impedir que pais e seus filhos sejam tirados de casa durante o período escolar.
Agência Cossette
Campanha da McCann — Miracles [15]
#SupportTheDoctors
Quero aproveitar esse gancho pra te chamar pra ver uns vitrais do Star Wars fodíssimos postados aqui no Temporal. (E aproveitar esse outro gancho pra me desculpar por ter tirado a atenção do médico. Nada importa mais que os médicos nesse ano!)
Agência McCann Health
Campanha #FicaEmCasa Portugal [HC]
“Não faça parte destes números.”
Essa arte faz parte de uma série de designs que usam as cores de bandeiras de países para representar a crise do Covid.
Hoje felizmente temos muito mais recuperados do que mortos, porém a situação era bem diferente lá no início, quando a Europa parecia estar enfrentando um reboot da Peste Negra… =/
Designer André Alberto
Campanha da Acnomel — Pare de SE Machucar [14]
“Pare de SE machucar.”
Essa arte incrível da Acnomel faz uma puta inception onde o sofrimento de espremer uma espinha no rosto é simulado por um rosto sofrido em forma de acne. Haja criatividade, galera!
Agência SS Amsterdam
Campanha do McDonald’s — Méqui Sem Fila [13]
Perfeito para os tempos de pandemia!
O McDonald’s acelerou seus planos de modernização com a crise do Covid, permitindo que você faça pedidos online em vez de fazer filas nos restaurantes da marca. Tem arte melhor pra representar essa novidade?!
Agência DPZ&T
Campanha do Burger King beijando o Ronald McDonald [12]
“O Amor Conquista Tudo”
“Aiiin, tô dando unfollow!!!” Dá pra apreciar a criatividade sem encher o saco, amiguinho(a)? Não te pedi pra amar; é apreciar o insight e tão somente isso.
O Temporal não vai mais deixar de postar temas certas artes porque algumas pessoas se ofendem. (Aliás, essa arte tira a sua paz, você tem algum problema. [Na boa mesmo, busque ajude!])
Agência TBWA
Campanha da WWF — Pilhas Assassinas [HC]
“Quando uma pilha morre, ela mata.”
Os anglófonos não dizem que as baterias acabam, mas sim que elas morrem. Esse triste trocadilho representa o poder de destruição que uma pilha mal descartada pode causar no meio ambiente. =/
Agência Humano
Campanha do Burger King Alugando Imóveis [11]
Isso aí censurado é um McDonald’s!
O BK sempre teve orgulho de seus hambúrgueres artesanais, mas dessa vez eles elevaram esse orgulho para o próximo nível ao mostrar como seu maior concorrente só vende industrializado de segunda ?
Agência DAVID
Campanha do Correio 24H — Máscara no Pescoço [10]
Sério, cara, por quê?!
Eu sei que máscaras são um saco, mas basta um minuto da nossa negligência para matar um inocente. Por favor, seja consciente!
Agência Propeg
Faça meu ano feliz seguindo o Insta do Temporal (clique abaixo)!
Campanha do McDonald’s Anti-Covid — Arcos Separados
Isso deu uma m****
Essa campanha foi super curtida, mas também super mal falada pois muitos clientes interpretaram essa campanha pró-distanciamento social como um oportunismo da marca.
A real é que a campanha não tem nada demais — sequer viraria assunto hoje em dia — porém todos estávamos muito impactados pelo covid na época, o que mostra como o timing é tão importante no mundo criativo.
Agência DPZ&T
Capa da The New Yorker — George Floyd [HC]
#JusticeForFloyd
Talvez a história mais desgraçada do ano, o assassinato de George Floyd resultou em revoltas raciais por todo mundo e nessa belíssima (e tristíssima) capa da The New Yorker, onde toda a história negra culmina na morte de Floyd.
É uma arte maravilhosa, mas daquelas que você preferiria que não existisse… =/
Ilustrador Kadir Nelson
Campanha da Unimed — Elefante Zebra [8]
“Nem Toda Mancha Faz Parte da Sua Pele”
Que arte maravilhosa, meus amigos! A Unimed deu um show de design gráfico ao pintar um elefante como zebra em campanha contra o câncer de pele.
Uma ideia simples, mas ainda sim direta e super impactante. #Sucesso!
Agência Bronx
Campanha “Eu tô aqui porque sou um outdoor” [7]
Todos separados contra o coronavírus!
Falando em simplicidade e impacto, dá pra ser mais minimalista e eficiente do que isso?! Sério, que inveja de quem teve essa ideia, hahaha!
Agência PS!Media
Campanha do Cemitério Parque da Paz — Fique em Casa [6]
Quando até os cemitérios estão te avisando ?
Se você souber que agência fez essa arte, por favor, nos informe pois esse outdoor criativo tem dono e ele precisa ser celebrado!
Agência ???
Campanha do McDonald’s — World Emoji Day [5]
Dia Mundial dos Emojis
Gente, eu tô batendo cabeça aqui pra lembrar o nome do campo / técnica que simula um objeto ao combinar vários outros. Minha mente aqui tá gritando “gestalt!”, mas eu sei que tá ultra errado… Me ajudem!
Agência Oniri TBWA
Campanha Anti-Fumo da McCann Health [HC]
O tabaco vai destruir seu rosto célula por célula. É uma verdade feia.
Celebrando o Dia Mundial Sem Tabaco, a McCann Health mostrou o impacto terrível que o fumo tem na sua saúde e aparência. Ideia simples, porém incrível!
Agência McCann Health
Campanha da Amigos for Kids — Abuso Infinito [4]
“Em caso de vampiro, quebre o vidro.”
Esse seriado é uma porcaria sem fim, mas tudo bem pois seu design é de uma criatividade sem fim também!
Além de fazer o rosto do Drácula com as sombras das estacas no outdoor, note que até a caixa de vidro guarda uma grande estaca, tornando o que já era incrível ainda melhor! <3
Agência BBC Creative
Campanha do McDonald’s — Drive Safe. Never Hungry. [3]
“Coloque o cinto. Dirija seguro; nunca com fome.”
Essa série de cartazes do McDonald’s no trânsito foi um dos grandes sucesso do Temporal. Sério, clica alí no link pois tem outras versões tão incríveis e impactantes como essa!
Agência Cossette
Campanha da Snickers — Ronaldinho Confuso [2]
Confuso até demais, né, Ronaldinho?
Para quem não entendeu, o Ronaldinho foi pego no motel com dois transexuais lá em 2008, alegando ter sido enganado pelas mulheres. (Sim, em 2008 isso era um problema.)
Essa campanha merece palmas pelo revival e por ter feito o fenômeno superar a zoação da época.
Agência AlmapBBDO
Campanha do Super Bonder — “Não podemos consertar isso” [HC]
“Não podems consertar isso. Para todo o resto: Super Bonder.”
Eu confesso que ainda não sei se a campanha é real, mas ela foi parar em alguns dos maiores sites de pub do mundo, então estou supondo que seja. Vai ficar como hors-concours — mesmo tendo sido uma das campanhas mais curtidas que postamos até hoje!
Agência ESPM Sul
Campanha da McCann — #SupportTheDoctors [1]
Super-herói real mesmo é esse aqui!
E o primeiro lugar ficar pra essa ideia foda da McCann que desenhou máscaras de super-heróis nos rostos de médicos, que várias vezes reportaram estar com os rostos marcados e machucados pelo tempo que ficam com as máscaras de proteção no rosto.
Não foi a minha arte favorita, mas esse primeiro lugar é mais do que merecido e posto ele aqui com alegria. Agradecimentos infinitos aos profissionais de saúde do Brasil e do mundo!
Agência McCann Health
Conclusão
Eu achei essa ano pobrinho em relação as melhores campanhas de 2019 e anteriores, mas também não poderia ser diferente num ano tão limitado e desgraçado quanto 2020.
Uma coisa que eu notei é que as artes foram bem menos minimalistas que nos últimos anos, o que talvez seja outro sinal de como foi um ano ruim para os criativos. As desgraças desse ano nos fizeram ser mais literais (e viscerais), o que já era esperado… =/
Pooorém 2021 finalmente chegou e promete ser um ano melhor para todos nós. Eu agradeço a todos vocês que nos acompanharam em mais um ano, e desejo mais de 365 de muita alegria e sucesso para ti! 😉
Mas e aí, o que você achou da lista desse ano? Está satisfeito com o primeiro colocado? Fala pra gente nos comentários! ↓