O que é psicologia das cores em branding?
A psicologia das cores é um campo de design que estuda o que cada cor representa e transmite. Tange o que certos tons fazem as pessoas sentirem, o que é super importante em qualquer processo de design.
Muita gente comete o grave erro de pensar que as cores não são tão importantes assim, que é mais uma questão de gosto, mas esse estudo aqui diz o contrário; segundo ele, até 90% das compras podem ser influenciadas pela cor.
As cores transmitem emoções diversas e, (in)felizmente), uma mesma cor pode ser interpretada de várias formas, mas felizmente há um certo consenso global acerca de cada cor! Então junte-se a mim e descubra como escolher a cor para sua marca!
Amarelo
O Amarelo é uma cor quente, luminosa, que transmite otimismo, clareza e calor; marcas que o adtam estão buscando familiaridade e positividade!
No logo do McDonald’s, o arco é amarelo justamente para ser feliz e convidativo, mas combinado com o vermelho elas estimulam apetite e te deixa mais pobre e mais gordo 🙁
Outras marcas: National Geographic, IMDb e Ikea.
Laranja
O laranja também é uma cor feliz e sorridente, mas as marcas que a usa estão transmitindo confiança! Tal cor também é fortemente utilizada para marcas de público mais jovem, como o canal Nicklodeon.
Vermelho
O vermelho é uma cor excitante; forte, jovem e constante e extremamente poderosa para estimular o apetite, como se vê em qualquer fast-food!
Coca Cola, KFC e Burger King investem no vermelho até na suas embalagens, justamente para turbinar o consumo!
Roxo
O roxo, uma cor real, é associado a qualidade e produtos de ponta! Essa cor promove a criatividade, imaginação e sabedoria, o que explica seu aparecimento em marcas ligadas a criatividade!
Alguns marcas que Cadbury, Hallmark and Yahoo!
Azul
Muitos presumem que o azul é uma cor masculina, embora muuuuuitas mulheres também amem essa cor. O azul transmite confiança, constância e força, o que explica o porquê da sua ligação a marcas que têm tanto contato com seu público-alvo, como o Facebook, Twitter, Dell, HP e Ford!
Verde
Se não estivéssemos presos numa selva de pedra sendo assaltados, constaríamos que o verde é a cor mais natural e presente! Como resultado, as marcas que buscam transmitir seu lado orgânico ou naturalista irão utilizá-la!
O verde é pacífico, saudável e promove o crescimento, o que explica o seu usado em marcas “eco”, como Animal Planet e Green peace!
Monocromática ou Multi-colorida
Preto e branca não são cores, como todos sabemos, logo são usadas quando buscamos neutralidade, calma, balanço e clareza! Por outro lado, marcas com muitas cores estão associadas a uma forte diversidade!
Pense bem em que cada cor transmite para o seu cliente : )
VIA Charlotte Packaging