O diretor de arte John Bell revela como o design fez do De Volta para o Futuro um dos maiores sucessos de todos os tempos!
O design do Back to The Future é marcado por saudosimos, utopias e até mesmo acidentes que deram um toque especial ao filme. Vamos lá! : )
1. O futuro foi inspirado no passado!
Para imaginar como a cidade Hill Valley seria 30 anos no futuro, Bell decidiu projetar pensando no passado!
Eu li que, assim como eu, o diretor de Blade Runner também teve que planejar 20–30 anos no futuro, e para tal ele embarcou num exercício de 30 anos no passado – e eu achei isso genial!
E assim Bell estudo como eram o design de moda, automóveis e até das ruas; sempre pensando em como poderia evoluir tudo isso para criar um futuro palpável.
Esse foi o grande segredo de design que permitiu criar um filme que as pessoas poderiam amar muito mais do que questionar!
2. As primeiras Hoverboards eram gigantes!
Quando comecei a trabalhar no filme, nós testamos vários tamanhos de hoverboard. E eu esbocei uma grande como uma snow board.
Bell se inspirou em skatistas dos anos 80 que personalizavam skates com adesivos e pinturas, e assim concluiu que hoverboards gigantes seriam como grandes quadros:
As crianças poderiam não só configurá-las graficamente, mas até colocar asas e outros acessórios! Mas houve um problema:
Elas acabaram grandes e desajeitadas demais, o que as tornaram inadequadas para o uso curto nas cenas.
Assim que as diminuímos, elas pareceram mais mágicas: você não sabia como elas funcionavam, mas tinha certeza que funcionvam!
Para o diretor de arte, esse novo design foi como os smartphones de hoje: aparelhos portáteis mais potentes que sistemas da NASA que estão no espaços sideral!
Dessa maneira as hoverboard se mantiveram no imaginário do povo de forma que até hoje as pessoas sonham com elas.
3. Revistas britânicas foram uma grande influência!
Revistas como a i‑D magazine foram muito influentes no trabalho de Bell! Foi a moda britânica que orientou a direção de arte de De Volta para o Futuro 2!
Eu gostava da revista devido sua sensibilidade com o design, que estava bem a frente dos USA! Então eu a usei como uma fonte de inspiração para fazer o café dos anos 80.
Outra influência foi o mangá Akira, que acabava de ser lançado e tinha uma sensibilidade grandiosa com o design!
Assim o Back to The Future se apropriou de culturas distantes para criar designs que o “extremo ocidente” não poderia resistir.
4. O Tubarão 19 já era Low Poly! Porém…
…não era intencional, embora o look “trash” do Jaws 19 fosse!
Na verdade, tudo foi um (feliz) acidente:
De acordo com Bell, a galera responsável pelo holograma do Tubarão 19 o convidou para dar uma olhada em um “rough”…
E lá estava aquele tubarão com cara de retardado que levou todos às risadas!
Preocupados, o pessoal do departamento reforçou que era só um rough e que queriam orientações – porém alí mesmo foi decidido que o tubarão bizarro era perfeito para a cena!
Ele não deveria ter aquela aparência, mas foi excelente que fosse aquela loucura poligonal e cheia de flickering!
O tubarão tem um look tão creepy que seu “jeito desleixado” o tornou tão bizarro quanto aquele novo ambiente que assustava Marty McFly!
Obs: “flickering” é aquele erro que faz a animação ficar piscando, como se estivesse dando erro.
5. Como seria se projetado hoje?
Seria um grande desafio projetar algo 30 anos no futuro novamente, pois não há nenhuma grande característica estética ou um senso de design atualmente. Tudo parece minimalista e polido, sem qualquer expressionismo.
De acordo com John Bell, tudo hoje parece “se esconder sob vidros e telas digitais”, logo esse seria um caminho óbvio a ser seguido (#fikdik aí)!
Pelo que parece, o futuro será feito de Apple Stores então 😛
Você teve alguma surpresa com o design do BTTF? Fale nos comentários! : )