Como sempre dizemos: uma marca é uma promessa, e garantir que ela irá transmitir tudo o que você prometeu na conceitualização do logotipo depende apenas da empresa trabalhar para cumprir a sua promessa!
Embora mexer numa promessa sempre seja uma tarefa delicada, as vezes é necessário – principalmente se você tiver uma marca que, por exemplo: já seja tão antiga que a promessa dela já não faça mais sentido. Ou, quiçá, todas as mudanças de mercado tornaram impossível cumprir a promessa! E é por causa dessas casualidades da vida que você precisa se responder certas perguntas antes de fazer um redesenho!
A sua marca está ultrapassada?
Algumas marcas simplesmente estão fazendo hora extra!
Criadas para uma época já distante, esses logos provavelmente eram bacanas em sua época, mas com o passar dos anos não apenas a forma de fazer logos mudou, como também os sistemas de impressão e até mesmo estilos artísticos chegaram – e isso tudo fica especialmente claro no maravilhoso redesign do Tennessee Smokies!
Era tanta coisa “errada” que fica até difícil enumerar!
O logo tem traços que já se foram há muito tempo, o que evidentemente já o deixava com cara de velho. Piorando, tinha esses dois S gigantes que na época davam estilo, mas hoje até me faz pensar que o nome do tipo seria “Mokie” e os S eram algum tipo de enfeite!
Mas isso é o de menos: grave mesmo é a quantidade de informação no logo anterior! Problema que não existe mais no redesenho, que traduz o “baseball” na figura do urso (que é um perfeito híbrido entre logotipo e ilustração) – e que de quebra ainda funciona de mascote! Tudo isso sem descartar a figura da paisagem (agora ao fundo) tão relevante para os Smokies!
Há algum problema com o seu logo atual?
Você ouviu isto a vida inteira: time que está ganhando não se mexe! E essa máxima continua de pé parte dos casos – se o logotipo vai bem, pra que mudar?
É claro que é bom dar uma retocada na marca de tempos em tempos, mas é preciso saber quando fazê-lo e PORQUÊ fazê-lo, senão você terá as dores de cabeça do KFC:
Em seu sexto redesign, o novo logo do KFC abandonou várias partes do desenho anterior, inclusive a cor (que sabemos que é parte importantíssima em branding) e o formato de balde ao fundo, que tem tanto significado neste negócio!
Não que o redesign seja ruim uma vez que toda simplificação tende a ser positiva, mas ele foi redesenhado sem necessidade e, pra piorar, a nova gravatinha parece um corpinho em um cabeção (o que alimentou gerou uma certa z03r4 na internet)!
O seu público-alvo mudou?
Não é algo que esperamos, mas acontece com mais frequência do que imaginamos, como no caso da Oi, por exemplo! Há anos atrás, o mercado de telefonia era para pessoas abastadas (ou seja, de idade e carreira avançada). Hoje, qualquer um pode ter um smartphone (e é exatamente esse público de idade menos avançada que mais usa)!
É justamente disso que trata o novo logo da Oi; goste você dele ou não, não falta o mínimo de conceito no redesign:
Em sua nova marca, a Oi abriu mão da sua forma padrão e cor tradicional, para criar todo um sistema de logotipos mutáveis e adaptáveis, que se adequam a cada um de seus usuários (que cada dia inclui mais jovens e que apreciam individualidade).
Para a maior parte dos designers, o projeto foi revoltante (e de fato, é um pouco perturbador de acordo com as regras tradicionais), mas como profissional criativo você deve estar aberto a inovações, não é mesmo?
O seu negócio mudou?
Outra possibilidade é que você começou em um business e ao longo do tempo acabou descobrindo ramificações do seu negócio inicial que te levaram muito além do teu ponto de partida – exatamente como ocorreu com o Uber!
O novo logo do Uber é a personificação de uma mudança de business, que começou apenas como um táxi elitizado e de repente estava fazendo entregas de bens, alimentos e até transporte de pets.
E ciente de que muito mais está por vir, e de toda a diversidade nos mais de 150 países em que está presente, o novo logo do Uber traz traços especiais dedicados a cada cultura na qual ele se inseriu!
Bonito? Incrível? Só mais um conceito que nos incomoda, mas que faz parte de uma tendência, e por isso temos que ficar de olho.
O redesign vai comprometer o seu negócio?
Nós já demos várias dicas de como fazer um bom redesign aqui, e é muito importante ter esses dados em mente: ao redesenhar um logo, é preciso ser cuidadoso para manter as associações claras com a marca que você já tem, sem quebrar nem sua promessa nem sua aparência de sempre.
Várias são as marcas que já se prejudicaram e tiveram que voltar atrás – coisa que não ocorreu com o novo logo da Johnnie Walker, que mantém seu bom espírito:
Talvez você não beba álcool e nunca tenha encostado em uma garrafa de Johnnie, mas não há a menor dúvida que você conhece bem este logotipo!
Contando com 200 anos de história, a Johnnie Walker é uma das marcas mais bem-estabelecidas do mundo, com uma enorme reputação e glamour que precisavam de um redesign extremamente cuidadoso (como esse que recebeu).
Tanto o logotipo, quanto o símbolo, tiveram mudanças profundas, mas continuam sendo claramente Johnnie Walker – e o motivo é porque a vestimenta e a caminhada do personagem mantiveram o padrão anterior. Imagina se mudassem a pose e as cores? Seria um case assombroso!
Todo esse cuidado faz do novo logo da Johnnie Walker um dos nossos cases favoritos!
Ah, e antes de continuarmos:
A sua marca conta alguma história?
Atualmente, o storytelling é a menina dos olhos do marketing!
Como eu falei: marcas são promessas, e promessas têm histórias – histórias essas que devem ser contadas ao seu público para que ele a abrace e, obviamente, compre de você!
Algumas marcas exageram e chegam a mentir, e o pior: não fazem bom uso disso! Do que adianta dizer que seu hambúrguer veio de Asgard e não fazer nenhuma campanha em cima disso, por exemplo?
Porém, outras empresas são simplesmente geniais, como a maravilhosa marca da Astronut!
Eu não faço ideia se existe uma campanha associada a marca, mas a questão é que a própria marca já tem um storytelling em si: “donuts tão bons que parecem que vieram de outro mundo”!
Transformando a profissão “astronaut” na marca “Astronut”, a marca faz associações claras entre a grande cultura espacial da América do Norte e a sua paixão por rosquinhas, gerando esse maravilhoso desenho que combina uma janela de nave espacial com um donut!
Só de olhar para a marca, você sabe que as possibilidades de marketing são infinitas!
A promessa da sua marca está clara MESMO?
Algumas marcas não tem nada a dizer, ou então têm uma mensagem que precisa de análise demais para se chegar a alguma conclusão…
Isso é péssimo: você não gostaria de ouvir uma promessa sem sentido ou que tenha duplo sentido! E certamente este foi um dos motivos que guiaram o redesign da EIR!
O antigo logo era só mais um cliché ridículo de globo e comunicação, com alguns detalhes desnecessário e de interpretação duvidosa.
Mas isso não é um problema desse redesign, que é um dos nossos cases favoritos: a EIR simplificou sua marca ao adotar o seu próprio nome como logotipo e incorporar tudo que a marca representa em suas três letras:
- Energia constante e em movimento;
- Constante crescimento (um fato para a maior empresa do ramo);
- E fluidez, que se relaciona perfeitamente com o nome (“eir” de “ar”) e tem todas aquelas associações com a fluidez da comunicação e etc…
Tudo isso fazendo um dos cases mais bonitos que passaram por aqui : )
Há algum problema com a história da sua marca?
Muita coisa muda com as décadas: talvez há 50 anos o seu logotipo tinha uma mensagem muito clara, mas hoje não faz o menor sentido!
O exemplo a seguir não é de uma empresa, mas não deixa de ser uma marca (e das boas): o maravilhoso redesign da bandeira da Austrália!
Talvez um dia a bandeira à esquerda já tenha te incomodado, justamente porque ela é extremamente semelhante a bandeira da Inglaterra!
O motivo é que a Austrália um dia foi uma colônia inglesa (aliás, Elizabeth continua sendo sua rainha mesmo de tão longe). Mas muita coisa mudou: quem vive na Austrália hoje já não tem mais nada de inglês, e definitivamente, não querem mais serem vistos como colônia inglesa, e sim australianos livres.
E justamente por isso que o redesenho proposto larga todas as amarras imperialistas para remeter a símbolos locais como a principal flor do país, símbolos de Armas e etc… clicke aqui e se apaixone pelo redesign da bandeira da Austrália!
A sua história ainda é relevante?
Os tempos mudaram, e muito: hoje temos uma enorme onda de tolerância e aceitação do que um dia já foi considerado ridículo e inaceitável.
Nesse item não falaremos de desenho, mas sim como a sua marca se percebe (o que pode influenciar no desenho, obviamente):
Em sua série de campanhas #PapoDeMulherParaMulher, a Marisa deixa para trás a insistência de marcas femininas em vender um ideal de “mulher perfeita” que já não se adequa ao século 21.
Com essa mudança, a Marisa (já conhecida pelo seu marketing digital maravilhoso) abraça milhares de mulheres que nunca se sentiriam representadas em propagandas de modelos magríssimas de lingerie!
Talvez isso diminua um pouco a sua proximidade com “as mulheres perfeitas”, mas a quantidade de “mulheres reais” é infinitamente maior e, promover essa tolerância, torna a marca muito mais amada – por todo tipo de mulher, não só uma parcela.
A sua marca é marcante?
Nosso último exemplo é uma marca-produto que é simplesmente inesquecível!
Semanas atrás divulgamos o inacreditável design do Dino Ice, que provavelmente é o projeto que esse que vos escreve mais ama neste blog:
O picolé Dino Ice é inquestionavelmente marcante e por isso teve 4 mil compartilhamentos, sendo o mais famoso dos nossos mais de 600 posts! Um design muito bem pensado e projetado para causar um MEGA impacto a quem o conhecesse!
Agora que ele já marcou todos nós, ele pode ser facilmente editado: o Dino Ice pode incluir mais dinossauros (que são centenas), assim como pode diversificar o seu interior (talvez com uma cena, ou até fósseis)… as possibilidades são infinitas, e você sabe que o case seria maravilhoso!