Um especialista de um dos maiores bancos de imagens do mundo identificou os estilos visuais que podem fazer seus jobs bombarem em 2017!
Trata-se do diretor sênio de conteúdo criativo do GettyImages – Paul Foster – que avaliou 400 milhões de downloads e identificou os estilos visuais que fazem sucesso e certamente farão bem mais! Confira:
1. Hipsterismo
Os anti-heróis nunca tiveram tanto sucesso como hoje!
O que era bizarro, inadequado e marginalizado agora se torna popular e nos deixa todos, no mínimo, curiosos parar ver tudo que é “diferentão”.
Esse estilo visual nasce após décadas de tradicionalismos e clichés, que fez nosso apetite pelas diferenças crescer e os hipsters florescerem.
Portanto, os designers gráficos podem experimentar composições mais outsiders como nunca (se o público for adequado, é claro)!
Lady Gaga tá aí de prova, né?
2. Humanos 2.0
A tecnologia expande nossas capacidades e noções do que realmente é um ser humano – como se a tecnologia adiantasse a evolução em alguns milhões de anos!
Os avanços tecnológicos estão criando os chamados humanos 2.0 que tanto atiçam a imaginação do público (que irá [no mínimo] querer saber o que são esses fios).
O retorno steampunk após 2 séculos diz tudo, né? : )
3. Visual Transcendental
O “Viver Transcendental” casa o que há de melhor da espiritualidade com o luxo!
Isso porque os consumidores querem ir além do produto (ou seja, das meras satisfações básicas), por isso nunca se falou tanto em valores da marca.
E essa onda de consumo consciente e vidas mais equilibradas têm fomentado a busca pelo visual transcendental, que proporciona uma quebra de rotina que nos faz refletir sobre uma vida mais equilibrada e significativa!
4. Zonestética
Esse estilo visual afronta o digitalmente perfeito: a “zona estética” vem do desejo de fugir de visuais limpos e previsíveis que a rotina nos proporciona!
As características da zonestética são físicas, zoneadas, encardidas e viscerais: uma busca por ser surpreendido e chocado ao fugir do mesmo em busca por extremos.
E é esse o impacto dessa “desordem e feiura”, com grandes chances de causar engajamentos bem mais verdadeiros que muitos gráficos tradicionais.
5. Silêncio vs Barulho!
Esses antagonistas são como um contraponto a tendência visual anterior:
As imagens são minimalistas, rendendo mensagens sucintas e descomplicadas e contrariando tudo que há de mais “frenético” por aí!
As imagens são calmas e contidas, mas sempre com uma bela “sacada” visual – o que as faz bem agradáveis para o público!
No fundo, a tendência é um retorno à produção fotográfica, onde composição e artefatos visuais são usadas para criar mensagens poderosas!
6. Surrealismo
Hoje os fotógrafos usam várias técnicas de manipulação fotográfica para criar imagens lúdicas que remontam o movimento surrealista e a psicodelia dos anos 60.
Assim como itens anteriores, essa tendência nasce após décadas de realismo que acabaram por gerar uma fome pelo inesperado e o autêntico.
E em tempos de Photoshop e Youtube, você tem a oportunidade de criar megas composições que o seu público jamais conseguirá resistir!
E aí, você tem percebido alguma dessas tendências visuais ou preferiu algumas delas? Fale nos comentários, por favor : )