A Penn State University tem um novo logo tão bonito quanto questionável!
A grande Pennsylvania State University (ou PSU) é uma faculdade pública fundada em 1855 e tem uma grande reputação – por isso ela é chamada de “Public Ivy”, que é uma referência clara a Ivy League (a liga de faculdades como Harvard, Brown e MIT).
A Penn State tem 24 campi e quase 100 mil alunos… e também um novo logo!
Obs: ãtis que me corrijaum, o plurau de ‘campus’ eh ‘campi’ msm
A marca atualizada foca no Nittany Lion, com uma forma mais contemporânea e interativa, mantendo seu legado e estética de escultura. Uma curva no topo do escudo o torna mais distinto, enquanto reflete o leão. Agora o leão está posicionado para olhar adiante, e se conecta mais a identidade da Penn State.
Bom, não se pode negar a evolução do logo! A versão antiga era surpreendentemente desproporcional: letras pra esquerda; escudo no meio; uma linha louca pra direita (que até era útil, como você verá mais adiante).
Além dessa organização meio louca, o escudo era péssimo: a forma do leão era fraca e ilegível, e seus números mal posicionados e mal espaçados.
Mas o logo trazia o leão, que é um ícone da universidade, e que não poderia jamais ficar de fora ao fazer um redesign da Penn State.
T‑R-E-T‑A
O novo logo é um tanto difícil de avaliar…
É indiscutível que este é uma perfeita representação da escultura – com belos traços e sombras maravilhosas e de estética perfeitamente contemporânea.
O problema é que é tão contemporâneo que os memes “what has been seen cannot be unseen” o deixaram com uma super cara de “doido de pedra”!
E esta não é só a minha opinião; as pessoas estão zoando por aí!
Mas zoeira a parte, a tipografia é um pouco questionável: as serifas grandes são apropriadas para um instituição séria/centenária, mas talvez “duras” demais para combinar com o desenho (compartilhe sua opinião).
Ouso dizer que a tipografia antiga trazia mais personalidade a instituição, e o ano 1855 é tão significativo que eu sinto falta dele no redesign…
Afinal de contas, o que poderia ser facilmente contornado ao colocar o ano que expõe toda a história e legado da Penn com tanta simplicidade!
Como eu havia dito, aquela linha enorme do logo anterior tinha sua utilidade, embora fosse horrível por si só!
Agora com o redesign os departamentos estão super unificados, e eu infelizmente acho que até demais… sinto muita falta de um pouco de personalidade para esses departamentos que são tão únicos e distintos entre si.
Ao unificar desta forma, me parece que o logo perde um pouco da sua força e ainda desvaloriza um pouco ela mesma e todos os departamentos.
Além disso, estudei numa faculdade americana e afirmo: os campi são enormes e muitas vezes precisamos ir a departamentos diversos, o que acaba sendo muito bom quando você consegue identificar o departamento deles com facilidade num mapa/catálogo.
Com o redesign na Penn State, não me parece que isso será muito fácil…
Comments are closed.