O Animal Planet acaba de mudar sua Identidade Visual para uma nova marca que remete ao seu desenho de 1996, trazendo de volta o velho elefante brincalhão que inaugurou o canal 22 anos atrás.
Esse rollback é relevante uma vez que todos os estudos de logo indicam que logos representativos naturais (ou seja, que representam algo existente na natureza) são bem mais eficientes do que abstratos e logotipos (tipográficos), logo adotar esse elefantinho deixa o Branding empático e vivo como esperamos do Animal Planet.
Nova Marca do Animal Planet
[bs-quote quote=“O elefante é um animal majestoso, exótico e inteligente; incrível o suficiente para representar todo o reino animal.” style=“style-17” align=“center” color=”#62366f” author_name=“Chermayeff & Geismar” author_link=“http://www.cghnyc.com/”][/bs-quote]A escolha pelo elefante é excelente tanto pelos seu simbolismo quanto correlação com a história da marca, mas eu preciso fazer uma ressalva: essa execução tá muito com cara de Animal Planet KIDS.
Isso porque usar uma tipografia não-serifada low caps já torna um design gráfico convidativo quase ao nível infantil, o que acaba sendo extremado com esse desenho minimalista que poderia facilmente ser a lo-go-mar-ca (desculpa aí) de uma marca de brinquedos.
E não, não estou dizendo que o desenho do elefante é ruim: fazer o elefante da Animal Planet pulando feliz é excelente para uma marca familiar que respira storytelling, porém acho foi um equívoco combinar dois itens tão orgânicos e mínimos para uma marca que não é focada em crianças.
Por que o Animal Planet mudou de verde para azul?
Eu sei, é perturbador ver uma marca sobre natureza abandonar o verde por um azul, porém a mudança é 100% justificada já que um estudo de 2015 revelou que o azul é a cor mais ecológica de todas na visão do público.
Eu também fiquei incomodadíssimo com a mudança até porque a marca já é bem conhecida pelo público pelo verde, mas a verdade é que “you can’t argue with science”. Logo a gente acostuma!
Aplicações da Marca
Merchandising
Era de se esperar que uma marca simples como essa fosse facílima de aplicar; o que eu não esperava é que ela ficasse tão linda quando aplicasse em produtos como os vistos abaixo:
Opinião Final
Uma conceito nota 10 e execução nota 8 ao meu ver. O logo tipográfico era fraquíssimo para uma marca viva como a Animal Planet e por isso mesmo a mudança é super bem-vinda, porém esse look & feel kids é mais adequado para um zoológico do que para um canal onde você assiste animais sendo trucidados.
Eu acho que o logo ficaria perfeitamente equilibrado entre o lúdico e sóbrio se o elefante fosse menos alongado e a tipografia tivesse iniciais maiúsculas, mas o fato é que só o futuro (e o Branding) dirá se estou certo.
E você, o que acha dessa mudança? O novo logotipo do Animal Planet é melhor em relação aos originais?