O fim de quase um século de vergonha artística do logotipo da Aéroport de Paris!
Redesign Paris Aéroport
Com um novo nome, a agora chamada Paris Aéroport é o grande órgão que comanda os aeroportos de Paris (ou Île-de-France). A companhia foi fundada em 1945 com o nome Aéroports de Paris, e só agora (após de 70 anos) perceberam que seu logotipo era uma piada!
O novo logo da Paris Aéroport é focado nos viajantes, personificando nossos compromissos com a satisfação do cliente e a qualidade de serviço. Mais visível e coerente, a marca acompanhará os passageiros pelos terminais, refletindo nossa ambição de criar uma preferência e promoção de Paris.
Uma linda defesa, se o Charles de Gaulle não fosse conhecido como um dos piores aeroportos do mundo – assim como o logo anterior, que também era indigno de respeito! Sério, uma Torre Eiffel com asas e traços à lá Comic Sans não é algo minimamente profissional.
Quando damos dicas de redesign, sempre ressaltamos a importância de considerar o logo anterior, mas aqui isso não se faz tão necessário: além da marca anterior ser uma piada, a Paris Aéroport é mais uma empresa B2B, o que torna o projeto mais permissivo.
O novo logo da Paris Aéroport ainda traz um formato de torre, mas com muito mais: dá para sentir a aviação nessas linhas, nos lembrando muito daqueles jatos de combate – isso sem contar com a fortíssima associação com os rastros que aeronaves deixam pelo céu!
E há um pequeno detalhe irresistível nesse redesign:
Reparou nos A’s? Um pequeno detalhe que, como dissemos no redesign da Northern Trust, faz toda a diferença na hora de estabelecer a empatia e pregnância: é o que diferencia esse logotipo (e fonte) de tudo que vemos por aí!
Agora aprecie como é lindo as linhas do novo logo da Paris Aéroport se envolvendo com o “mundo fisico” em suas aplicações, tornando o logo quase sinestésico!
Mas elogios à parte, confesso não estar totalmente satisfeito com o logo. Ele é bonito, tem excelentes conceitos e aplicações apaixonantes, mas não me parece 100% adequado. Infelizmente, o redesign da Paris Aéroport seria bem mais apropriado para uma empresa de caças de guerra, e não um órgão de aeroportos.
Não que o público virá a questionar isso, mas sempre pense que a nível subconsciente este logo é 99% perfeito, mas tem aquele 1% (que pode ser crucial para o sucesso)…