O novo logotipo da Argentina é uma janela “para tudo que o país tem a compartilhar com o mundo”, usando fotos do país como a marca do mesmo! O problema é que…
Bom, o padrão é um background azul gritantemente parecido com o Twitter da Mashable, o que já atraiu a ira de alguns designers ao redor do mundo.
Porém é preciso lembrar que esse não é de fato o logotipo da Mashable, mas sim uma façanha do Twitter (que transforma todas as fotos em círculos). O logo verdadeiro é um letreiro azul, que as veeezes é transformado num quadro para as redes sociais.
No mais, vamos combinar que esse seria um conceito idiota para FutureBrand plagiar, né? O logo não é ruim, mas não faz o menor sentido transformá-lo na marca da Argentina.
Deixemos de polêmica boba e vamos ao case!
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Redesign de Logo da Argentina
[bs-quote quote=“Um design para disseminar e mostrar o lugar da nossa cultura no mundo” style=“style-17” align=“center”][/bs-quote]Eu não sei qual era o conceito do logo anterior, mas sou o obrigado a concordar com Gustavo Santos (Ministro do Turismo da Argentina) que esse lugar é mil vezes mais adequado “para promover o país como um lugar para viajar, investir e exportar”.
O conceito de “janela para o mundo” nos tira da mesmice de um símbolo que se repete dia-após-dia-após-dia (que logo ninguém mais quer ver—e nos mostra o melhor que a Argentina tem a oferecer: belas paisagens, alimentos, cultura rica, e tudo mais que você espera de uma boa turistada.
O conceito não sai tão bem em qualquer impressão, mas o que importa mesmo atualmente é digital. (Ainda mais se tratando de viagem, já que os turistas conhecem o país pela internet.)
Aplicações do Logo
Minha única crítica aqui é ao uso da fonte Gotham Rounded, que embora tenha um ar de “sou legal, venha me conhecer”, também tem um enorme feeling de “oi, sou fofim, vamô brincar”… A fonte pode sim ser orgânica, mas acho que nem tanto.
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E aí, aprovou o redesign? Acha que foi plágio? Fala aí nos comentários! : )