O novo Android é mais um daqueles cases em que descaracterizam a marca em favor da ergonomia, MAAS calma aí: dessa vez não foi em vão!
É porque, embora eu seja um dos incomodados com a nova fonte pouco original, a nova mascote é belo um exemplo de Branding em produtos digitais.
E se isso ainda não te convenceu, é só ver toda a identidade visual mais abaixo e conhecer um novo Android que certamente preocupará os devs do iOS.
Novo Marca / Ícone do Android
Anos atrás eu estudei adestramento e uma frase me marcou para sempre: “cachorros só sabem ser cachorros.”
Parece bobeira, mas o que ela significa é que você não deve esperar que um cachorro se comporte como um humano pois, do ponto de vista dele, tudo no mundo é cachorro — assim como tudo é gente para nós!
Por isso foi comprovado que mascotes aumentam o lucro e confiança nas marcas. Elas nos deixam mais tolerantes às falhas, menos suscetíveis à concorrentes, e nos impedem de ver a grande realidade: é só uma empresa querendo lucro.
Isso é especialmente verdade se a sua mascote tem vida, em forma de expressões fasciais e animações, tornando a nova Android praticamente uma nova amiga dos usuários. (Dica: veja no post de tendências de logotipo.)
A ideia só não é mais incrível porque o novo logoTIPO deixou a desejar…
Novo Tipografia do Android
O primeiro problema é que um estudo de tipografia comprovou que letras incompletas dão ares de inovação às marcas — o que é ótimo para marcas tech como a Android — sendo, entre aspas, um erro trocá-las por essa sans-serif.
Já a segunda questão é que a nova fonte não tem nada de original: há mil outras sans-serif que poderiam substituí-la sem sequer percebemos. (E não, eu não achava a anterior não era maravilhosa; eu só acho que era caso de ajuste, não de descarte.)
E falando em sans-serif, agora os aparelhos com Android contarão com uma bela tipografia original do sistema! ↓
Nova Identidade Visual do Android
Smartphones que receberem as próximas atualizações do Android finalmente terão um sistema mais regrado, com elementos visuais clean e objetivos que irão preocupar os designers da Apple.
E é claro esses elementos gráficos também deram as caras no mundo, com direito a uma camisa que eu quero mesmo não sendo Android user.
Eu diria que os designers da Huge acertaram em cheio ao descartarem o velho robô por essas expressões fasciais tão fofinhas, mas que vacilaram na tipografia — que é linda, mas infelizmente não tem o espírito Android de sempre.
Mas logo-logo a gente supera isso. O que importa é que a nova versão do Android contará com um novo sistema à altura da marca, tornando a experiência de milhões de usuários melhor do que nunca! 😀