O seu subconsciente sempre vê coisas que você sequer nota, e o pior: ele tira conclusões que a gente às vezes sequer consegue desfazer!
Nós já tratamos disso naquela pesquisa sobre o que influencia o cliente na escolha de uma marca [infográfico] — trazendo dicas de como “hackear” o cérebro do seu cliente para ele aprovar projetos de logo — mas hoje iremos além: estudaremos as três formas básicas e seus efeitos psicológicos nos espectadores.
Quadrados, círculos, e triângulos são as bases do design gráfico, por isso é crucial que você explore-os a fundo já que às vezes suas aplicações são menos óbvias do que você imagina:
A compreensão dessas formas fica ainda mais importante ao levar em conta que designs simples superam os complexos (não à toa o minimalismo é maior tendência de logos), então dominar essas formas te ajudará a fazer muito mais com menos. Bora lá?
Logotipos Arredondados
Os objetos arredondados têm como principal característica serem aproximáveis, te convidando a tocá-los e a interagir com eles.
Pense que nossas mãos são perfeitamente adaptadas para pegar objetos curvilíneos e que ameaças naturais (tipo dentes, espinhos e chifres) raramente não costumam ser arredondadas, por isso temos a sensação de que podemos ficar tranquilos na presença desses objetos. Veja esses exemplos:
Note como o logo do Snapchat acima claramente vai ficando menos “sério” de acordo com radius da base quadrada, e não por acaso o Snap nunca usa a primeira opção já que ela é “dura” demais para uma rede social. (Aliás, já reparou que nunca rede opta por quadrados pontudos?)
A Psicologia dos Círculos
O segredo do círculo está em sua unidade: eles são perfeitamente fechados em si mesmos, como se a própria forma se bastasse, por isso ela passa a sensação de união, consistência, e estabilidade. (Não no sentido físico [afinal, bolas rolam], mas no sentido de se manterem constante.)
Já as formas arredondas visam baixar sua guarda e te fazer se sentir seguro, e para isso inclusive vale um exercício mental: se imagine apertando essa bolinha do Snap e aquela versão quadradona. A mão dói só de pensar!
Logotipos Quadrados
Os quadros e retângulos são reconhecidos pela resistência e estabilidade, afinal, são o formato de todos os pacotes de entrega do mundo!
Se imagine de novo pegando os logotipos: você consegue se ver apertando aquela bolinha do Snapchat, porém o mesmo pensamento não vem com tanta facilidade para o logo da Lego. (Aliás, ão recomendo apertar blocos de Lego…)
O motivo é porque aqui a consistência e a estabilidade são mais físicas do que psicológicas (diferente dos círculos), sendo por isso que marcas que querem transmitir segurança optem por esta que é “a forma mais segura de todas”.
A Psicologia dos Quadrados
Pense em quantas coisas que requerem estabilidade (ou são símbolos de) são quadradas, seja a sua casa, uma caixa da entrega, um transporte para animais, ou mesmo uma bela embalagem.
A base sólida das formas retangulares com seus lados perfeitamente simétricos dão a ideia de algo seguro e imutável, sendo o arquétipo de logo ideal para quem quer transmitir essa resistência / estabilidade preceitos da marca.
Note inclusive que o quadrado não tende a ser arredondado nesses casos: quanto duro um retângulo é, mais estável e seguro ele parece ser.
Logotipos Triangulares
O triângulo é a mais dinâmica das formas: só aqui encima você viu três logos com significados completamente diferentes — isso sem contar o do Anthrax abaixo, que é todo triangular sem sequer deixar isso claro à primeira vista.
O logo da Qantas é quase uma seta (como se indicasse um caminho a se seguir), enquanto a CAT lembra uma pirâmide — estável, forte, e para cima. Já a Adidas vai além: aponta para cima e para o lado ao mesmo tempo, apontando uma escalada e objetivo a serem superados.
Achou muita coisa até aqui? Calma que ainda tem o Anthrax para dificultar tudo:
O Anthrax transforma as pontas do triângulo em agressividade, ressaltando um novo significado do triângulo para além do dinamismo.
A Psicologia dos Triângulos
Você já deve ter percebido que o significado do triângulo só depende do que você fará com ele, sendo o único consenso sobre eles o dinamismo que vai desde o movimento até a agressividade (não necessariamente no sentido ruim da palavra) — ou seja, os triângulos são ideiais para marcas mais ativas e cheias de atitude!
Claro que há exceções como a forma piramidal da CAT, que é mais estável que dinâmica, mas até ela aponta para algum lugar, né?***
*** Alerta importante: evite triângulos apontando para baixo pois eles têm má associação na cultura ocidental. Pra frente (ou cima) que se anda!
Insights Finais
A gente falou de logotipos até aqui, mas a real é que a psicologia das formas afeta até o sabor das comidas, então imagine só seus efeitos em meras marcas!
Minha dica final é que você pense seus logos além das formas óbvias: o logo da Disney não tem um círculo, mas continua sendo redondo, por exemplo. Já o logo da Anthrax não tem nenhum triângulo, mas suas apontas o tornam triangular — e sem elas, seria retangular.
E se algo não tiver claro para ti (ou você falta que ficou faltando algo), é só ir alí nos comentários e me exigir mudanças no artigo! = )