Background roxo onde vários triângulos, quadros e círculos amarelos formam uma padronagem, sobrepostos pela frase "A psicologia das formas no design gráfico".

A Psicologia das Formas Geométricas em Projetos de Marcas

Background roxo onde vários triângulos, quadros e círculos amarelos formam uma padronagem, sobrepostos pela frase "A psicologia das formas no design gráfico".

A Psicologia das Formas Geométricas em Projetos de Marcas

O seu subconsciente sempre vê coisas que você sequer nota, e o pior: ele tira conclusões que a gente às vezes sequer consegue desfazer!

Nós já tratamos disso naquela pesquisa sobre o que influencia o cliente na escolha de uma marca [infográfico] — trazendo dicas de como “hackear” o cérebro do seu cliente para ele aprovar projetos de logo — mas hoje iremos além: estudaremos as três formas básicas e seus efeitos psicológicos nos espectadores.

Quadrados, círculos, e triângulos são as bases do design gráfico, por isso é crucial que você explore-os a fundo já que às vezes suas aplicações são menos óbvias do que você imagina:

A Psicologia das Formas de Logotipos! 3

A compreensão dessas formas fica ainda mais importante ao levar em conta que designs simples superam os complexos (não à toa o minimalismo é maior tendência de logos), então dominar essas formas te ajudará a fazer muito mais com menos. Bora lá?


Logotipos Arredondados

Os objetos arredondados têm como principal característica serem aproximáveis, te convidando a tocá-los e a interagir com eles.

Pense que nossas mãos são perfeitamente adaptadas para pegar objetos curvilíneos e que ameaças naturais (tipo dentes, espinhos e chifres) raramente não costumam ser arredondadas, por isso temos a sensação de que podemos ficar tranquilos na presença desses objetos. Veja esses exemplos:Logo do Snapchat em versão quadrada, arredondada, e círculo

Note como o logo do Snapchat acima claramente vai ficando menos “sério” de acordo com radius da base quadrada, e não por acaso o Snap nunca usa a primeira opção já que ela é “dura” demais para uma rede social. (Aliás, já reparou que nunca rede opta por quadrados pontudos?)


A Psicologia dos Círculos

O segredo do círculo está em sua unidade: eles são perfeitamente fechados em si mesmos, como se a própria forma se bastasse, por isso ela passa a sensação de união, consistência, e estabilidade. (Não no sentido físico [afinal, bolas rolam], mas no sentido de se manterem constante.)

Já as formas arredondas visam baixar sua guarda e te fazer se sentir seguro, e para isso inclusive vale um exercício mental: se imagine apertando essa bolinha do Snap e aquela versão quadradona. A mão dói só de pensar!


Logotipos QuadradosImagem mostra 6 logos quadrados lado a lado, incluindo American Express, Adobe, Facebook, e outros.

Os quadros e retângulos são reconhecidos pela resistência e estabilidade, afinal, são o formato de todos os pacotes de entrega do mundo!

Se imagine de novo pegando os logotipos: você consegue se ver apertando aquela bolinha do Snapchat, porém o mesmo pensamento não vem com tanta facilidade para o logo da Lego. (Aliás, ão recomendo apertar blocos de Lego…)

O motivo é porque aqui a consistência e a estabilidade são mais físicas do que psicológicas (diferente dos círculos), sendo por isso que marcas que querem transmitir segurança optem por esta que é “a forma mais segura de todas”.


A Psicologia dos Quadrados

Pense em quantas coisas que requerem estabilidade (ou são símbolos de) são quadradas, seja a sua casa, uma caixa da entrega, um transporte para animais, ou mesmo uma bela embalagem.

A base sólida das formas retangulares com seus lados perfeitamente simétricos dão a ideia de algo seguro e imutável, sendo o arquétipo de logo ideal para quem quer transmitir essa resistência / estabilidade preceitos da marca.

Note inclusive que o quadrado não tende a ser arredondado nesses casos: quanto duro um retângulo é, mais estável e seguro ele parece ser.


Logotipos TriangularesLogotipos da Qantas, CAT, e Adidas

O triângulo é a mais dinâmica das formas: só aqui encima você viu três logos com significados completamente diferentes — isso sem contar o do Anthrax abaixo, que é todo triangular sem sequer deixar isso claro à primeira vista.

O logo da Qantas é  quase uma seta (como se indicasse um caminho a se seguir), enquanto a CAT lembra uma pirâmide — estável, forte, e para cima. Já a Adidas vai além: aponta para cima e para o lado ao mesmo tempo, apontando uma escalada e objetivo a serem superados.

Achou muita coisa até aqui? Calma que ainda tem o Anthrax para dificultar tudo:

Logotipo do Anthrax, com as pontas de várias letras bem pontudas, remetendo à formas triangulares
Voltando àquele exercício de segurar os logos, o Anthrax deixa claro que os triângulos não estão para brincadeira…

O Anthrax transforma as pontas do triângulo em agressividade, ressaltando um novo significado do triângulo para além do dinamismo.


A Psicologia dos Triângulos

Você já deve ter percebido que o significado do triângulo só depende do que você fará com ele, sendo o único consenso sobre eles o dinamismo que vai desde o movimento até a agressividade (não necessariamente no sentido ruim da palavra) — ou seja, os triângulos são ideiais para marcas mais ativas e cheias de atitude!

Claro que há exceções como a forma piramidal da CAT, que é mais estável que dinâmica, mas até ela aponta para algum lugar, né?***

*** Alerta importante: evite triângulos apontando para baixo pois eles têm má associação na cultura ocidental. Pra frente (ou cima) que se anda!

Insights Finais

A gente falou de logotipos até aqui, mas a real é que a psicologia das formas afeta até o sabor das comidas, então imagine só seus efeitos em meras marcas!

Minha dica final é que você pense seus logos além das formas óbvias: o logo da Disney não tem um círculo, mas continua sendo redondo, por exemplo. Já o logo da Anthrax não tem nenhum triângulo, mas suas apontas o tornam triangular — e sem elas, seria retangular.

E se algo não tiver claro para ti (ou você falta que ficou faltando algo), é só ir alí nos comentários e me exigir mudanças no artigo! = )

Background roxo onde vários triângulos, quadros e círculos amarelos formam uma padronagem, sobrepostos pela frase "A psicologia das formas no design gráfico".

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