Depois do Google, chega o redesign da Verizon com mais uma polêmica, mas bem mais negativa que a do buscador…
Caso não saiba, a Verizon é uma das maiores operadoras americanas, e em muitos lugares é o melhor sinal de telefonia disponível!
E quem aprontou essa com a gente foi a Pentagram, a maior agência de design do mundo (que nos deu algumas dicas de como fazer marcas de sucesso, mas que aparentemente esqueceu todas ao fazer este redesenho).
Queríamos continuar fiéis a o que realmente somos e conectar nosso presente com o nosso futuro; não era para ser um design “descolado”, e seu objetivo é transmitir sua “digital” onipresente sem se tornar uma poluição visual.
E essa é uma das piores defesas de projeto vistas por aqui.
Embora não houvesse a intenção de um redesign total (o que está certíssimo), o problema é que essa “refrescada” da Verizon acabou saindo um tanto radical… Simplesmente não é mais a mesma marca!
O desenho inicial da Verizon tinha bem mais personalidade; o Z tinha um dinamismo bem bacana que dava vida a essa marca.
E embora eu concorde com o designer da Pentagram ao dizer que o redesign resolveu problemas de aplicação – obviamente decorrentes desse “fading away” no fim do Z e no símbolo vermelho (que já foi tarde) –, esse problema poderia ter resolvido de forma bem mais agradável!
O Itálico até era bacana, combinando com o dinamismo do Z, mas é fato que a tipografia Normal ficou bem mais sóbria, o que é bom para uma empresa que quer ser vista com seriedade!
Mas aquele sinal vermelho ao lado do logo foi longe demais; ele é tão genérico que seria um favor caso ele não existisse!
Tudo bem que ele deve ter importância para a marca, sendo meio que o símbolo do logo, mas ele não deve ser tão necessário assim — pois se o fosse, ele não teria sofrido uma mudança tão brusca, não é?
No auge da minha ousadia, eu diria que o redesign “perfeito” seria simplesmente tirar o Itálico e tirar a transparência do fim do Z.
E você, o que pensa dessa loucura?