A Siegel+Gale é um líder mundial em Branding e decidiu fazer a bondade de compartilhar conosco o DNA dos diversos tipo de logo design e suas respectivas emoções — o que é uma oportunidade única!
Clientes da S+G incluem SAP, GE, Avast e várias outras gigantes multinacionais que você certamente conhece. A agência é conhecida por focar na “Simplicidade do Design” que é tema das suas newsletters e diversos artigos inspiradores que viralizam entre profissionais da área.
Sério, você não pode deixar de dar uma olhadinha nessa lista para aprender um pouco com essas lendas do design. 😉
Tópicos do Artigo
Metodologia do Estudo
A pesquisa foi feita com 3 mil pessoas que foram chamadas para atribuir determinadas emoções aos 9 arquétipos de logo, por isso a pesquisa é confiável já que a amostragem (número de participantes) é bem maior do que na maioria dos estudos do gênero.
Vale dizer que os logos abaixo não estiveram na pesquisa já que o Branding das mesmas teriam afetado o resultado. A Siegel+Gale provavelmente usou marcas aleatórias para tal, assim o público julgou mais as formas do que a empresa em si.
E falando em Branding: lembre-se que a construção da marca pesa mais do que o desenho em muitos casos, portanto não se apegue à pesquisa como um dogma, ok? Isso aqui é uma base, não um fim em si!
A parte do infográfico ao fim é indispensável para entender a pesquisa, ok?
Logotipos Tipográficos Estilizados
- Divertidos
- Amigáveis
- “Na Moda”
- Descolados
- Estilosos
Logotipos Geométricos
- Poderosos
- Inovadores
- Respeitados
- Inteligentes
- Descolados
Logotipos Containers / Holding Shapes
- “Aproximáveis” / atrativos
- Amigáveis
- Confiáveis
- Originais
- Tradicionais
► As tendências de logotipo para 2019 e além ◄
Logotipos Orgânicos
- Inovadores
- Originais
- Divertidos
- Amigáveis
- Afetuosos
Logotipos Tipográficos Serifados
- Sofisticados
- Exclusivos
- Tradicionais
- Respeitados
- Premiums
Logotipos de Siglas Inicias
- Inteligentes
- Respeitáveis
- Confiáveis
- À frente das tendências
- Poderosos
► Por que “logomarca” existe até no Japão, mas no Brasil não? ◄
Logotipos Font Based
Esse arquétipo lembra aquela tendência super minimalista na qual são usadas fontes comuns em vez tipos customizados para a marca.
- Poderosos
- Tradicionais
- Exclusivos
- Dignos de confiança
Logotipos Tipográficos Sans Serif!
- Dignos de confiança
- Tradicionais
- Inteligentes
- Amigáveis
Logotipos com Efeitos Estilizados
- Inovadores
- Divertidos
- Descolados
- Despreocupados (“sem neura”)
- “Frescos” (no sentido de “nova”)
Infográfico de Afinidade
Esse infográfico de logos ilustra a exata proximidade entre logotipos e emoções. Eu aposto que muitos de vocês irão se confundir e por isso fiz um resumo escrito para você se aprofundar na pesquisa:
Se você não fala inglês: Boring: chata/tediante; Powerful: poderosa; Tacky: “cafona”; Trusted/Reliable: traduzimos como “digna de confiança; Approachable: aproximável; Edgy: com iniciativa (embora também signifique “irritante”); Smart: inteligente; Fresh: fresca; Caring: cuidadosa; Cool: legal; Trendy: na moda; Fun: divertida.
- Poderosa: aqui prevalecem os Geométricos, seguido pelos com Iniciais.
- Tradicionais: prevalecem os Serifados, seguidos pelos Font Baseds.
- Caring: os Orgânicos prevalecem muito a frente dos outros.
- Trendy: os Tipográficos Estilizados mandam aqui!
- Sofisticado/exclusivo: este dado se limita aos serifados.
- Inteligente: Geométricos seguidos por iniciais!
- Respeitado: Serifados seguidos por Geométricos.
- Divertido: Tipográficos customizados prevalecem bem a frente dos outros.
- Aproximável: Os holding shapes são únicos.
- Descolado: Tipográficos estilizados estaõ a frente.
- Originais: Holding Shapes são únicos.
- Edgy: Iniciais, provavelmente seguido por Sans Serif.
- Amigável: Tipográficos estilizados prevalecem.
- Confiável: Holding Shapes e Iniciais se destacam.
- Estiloso: Os estilizados têm mais estilo, ironicamente.
- Inovador: Orgânicos e geométricos ganham com folga!
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