Estudo de Arquétipos de Logotipo da Siegel+Gale [FREE]

Estudo de Arquétipos de Logotipo da Siegel+Gale [FREE]

A Siegel+Gale é um líder mundial em Branding e decidiu fazer a bondade de compartilhar conosco o DNA dos diversos tipo de logo design e suas respectivas emoções — o que é uma oportunidade única!

Clientes da S+G incluem SAP, GE, Avast e várias outras gigantes multinacionais que você certamente conhece. A agência é conhecida por focar na “Simplicidade do Design” que é tema das suas newsletters e diversos artigos inspiradores que viralizam entre profissionais da área.

Sério, você não pode deixar de dar uma olhadinha nessa lista para aprender um pouco com essas lendas do design. 😉

Tópicos do Artigo 

Metodologia do Estudo

A pesquisa foi feita com 3 mil pessoas que foram chamadas para atribuir determinadas emoções aos 9 arquétipos de logo, por isso a pesquisa é confiável já que a amostragem (número de participantes) é bem maior do que na maioria dos estudos do gênero.

Vale dizer que os logos abaixo não estiveram na pesquisa já que o Branding das mesmas teriam afetado o resultado. A Siegel+Gale provavelmente usou marcas aleatórias para tal, assim o público julgou mais as formas do que a empresa em si.

E falando em Branding: lembre-se que a construção da marca pesa mais do que o desenho em muitos casos, portanto não se apegue à pesquisa como um dogma, ok? Isso aqui é uma base, não um fim em si!


A parte do infográfico ao fim é indispensável para entender a pesquisa, ok?


Logotipos Tipográficos Estilizados

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Lettering do Instagram
  1. Divertidos
  2. Amigáveis
  3. Na Moda”
  4. Descolados
  5. Estilosos

Logotipos Geométricos

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Logotipo do Chase Bank
  1. Poderosos
  2. Inovadores
  3. Respeitados
  4. Inteligentes
  5. Descolados

Logotipos Containers / Holding Shapes

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Logotipo da UNIQLO
  1. Aproximáveis” / atrativos
  2. Amigáveis
  3. Confiáveis
  4. Originais
  5. Tradicionais

As tendências de logotipo para 2019 e além


Logotipos Orgânicos

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Logotipo da British Petroleum
  1. Inovadores
  2. Originais
  3. Divertidos
  4. Amigáveis
  5. Afetuosos

Logotipos Tipográficos Serifados

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Tipografia da Prada
  1. Sofisticados
  2. Exclusivos
  3. Tradicionais
  4. Respeitados
  5. Premiums

Logotipos de Siglas Inicias

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Tipografia da IBM
  1. Inteligentes
  2. Respeitáveis
  3. Confiáveis
  4. À frente das tendências
  5. Poderosos

Por que “logomarca” existe até no Japão, mas no Brasil não?


Logotipos Font Based

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Logotipo da Jeep

Esse arquétipo lembra aquela tendência super minimalista na qual são usadas fontes comuns em vez tipos customizados para a marca.

  1. Poderosos
  2. Tradicionais
  3. Exclusivos
  4. Dignos de confiança

Logotipos Tipográficos Sans Serif!

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Logotipo da Fedex
  1. Dignos de confiança
  2. Tradicionais
  3. Inteligentes
  4. Amigáveis

Logotipos com Efeitos Estilizados

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Logotipo da Sony Ericsson
  1. Inovadores
  2. Divertidos
  3. Descolados
  4. Despreocupados (“sem neura”)
  5. Frescos” (no sentido de “nova”)

Infográfico de Afinidade

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Esse infográfico de logos ilustra a exata proximidade entre logotipos e emoções. Eu aposto que muitos de vocês irão se confundir e por isso fiz um resumo escrito para você se aprofundar na pesquisa:

Se você não fala inglês: Boring: chata/tediante; Powerful: poderosa; Tacky: “cafona”; Trusted/Reliable: traduzimos como “digna de confiança; Approachable: aproximável; Edgy: com iniciativa (embora também signifique “irritante”); Smart: inteligente;  Fresh: fresca; Caring: cuidadosa; Cool: legal; Trendy: na moda; Fun: divertida.

  1. Poderosa: aqui prevalecem os Geométricos, seguido pelos com Iniciais.
  2. Tradicionais: prevalecem os Serifados, seguidos pelos Font Baseds.
  3. Caring: os Orgânicos prevalecem muito a frente dos outros.
  4. Trendy: os Tipográficos Estilizados mandam aqui!
  5. Sofisticado/exclusivo: este dado se limita aos serifados.
  6. Inteligente: Geométricos seguidos por iniciais!
  7. Respeitado: Serifados seguidos por Geométricos.
  8. Divertido: Tipográficos customizados prevalecem bem a frente dos outros.
  9. Aproximável: Os holding shapes são únicos.
  10. Descolado: Tipográficos estilizados estaõ a frente.
  11. Originais: Holding Shapes são únicos.
  12. Edgy: Iniciais, provavelmente seguido por Sans Serif.
  13. Amigável: Tipográficos estilizados prevalecem.
  14. Confiável: Holding Shapes e Iniciais se destacam.
  15. Estiloso: Os estilizados têm mais estilo, ironicamente.
  16. Inovador: Orgânicos e geométricos ganham com folga!

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