“Abrir uma caixa de maconha é quase como um unbox da Apple”, declarou a Pentagram sobre o design das maconhas do Snoop Dogg!
Pois é, novamente o branding da maconha toma proporções globais, e seja você a favor ou não, uma coisa é certa: mais do que um produto controverso, esse case mostra um mercado novo e como lidar com tal situação!
E que está entrando nele é o rapper Snoop Dogg, com as Leafs by Snoop, que é toda uma linha de produtos que têm como base a maconha, sob a direção de Emily Oberman grande Pentagram!
Se você não sabe quem é a Pentagram, estamos falando do maior grupo de design do mundo; talvez você se lembre deles no projeto de branding das marcas do mundo Pokémon!
O novo mercado da maconha
Como já falamos antes, a maconha representa o mercado que mais cresce nos Estados Unidos: acredita-se que chegará à 11 bilhões de dólares até 2019, já estando avaliado em 2.5 bilhões hoje! E com um mercado dessa magnitude, é óbvio que o design será fundamental!
No caso da Leafs by Snoop, objetivava-se “agradar um maior espectro da humanidade; a maconha é um campo no qual o Snoop é um perito, o que faz dessa uma chance de criar produtos com muita autenticidade”.
Inspirado no cantor, a arte gravitou para o que a Pentagram chamou de “California Cool”, que são padronagens inspiradas na natureza da Califórnia, como árvores, aves e até o céu local.
O motivo é que essas são características muito apreciadas pelo Snoop, sendo artes que você poderia facilmente ver numa camisa do próprio em sua piscina!
O grande desafio deste design foi a legislação: por se tratar de um produto tão polêmico, as leis que o norteiam estão em constante mudança! Há coisas que não podem estar escritas em seu exterior, assim como a própria embalagem tem características especiais – como sempre ser à prova de crianças!
Logo o grande desafio foi fazer uma embalagem que seria única e duradoura, que pudesse sobreviver a legislação que pode mudar do dia para a noite e derrubar todo projeto!
E isso você pôde reparar na primeira imagem deste post, que mostra uma caixa tão graciosa que poderia ser um bombom Lindt, mas entrega seu conteúdo com uma folha bela e sútil!
Mas veja como ao abrir a embalagem tudo fica mais explicíto:
Outro problema foi o naming dos cometíveis, que a legislação não permite chamar de “doces”! Por isso receberam o nome Dogg Treats, o que é genial: caso você não saiba inglês, “treat” é quase um sinônimo, o que foi uma bela burlagem da legislação!
Já o outro desafio foi o desenvolvimento do produto em si: não é todo dia que se encontra uma chaminé como o Snoop Dogg, o que complicou na dosagem THC de cada produto dessa linha.
Por isso tiveram que trazer o próprio cantor para as prototipagens, o que resultou em produtos mais “reais”, que se alinham com a identidade do cantor e seu público!