Após 11 anos, a Guiness Brewery tem um novo logo que é lindo, porém…
Redesign da Guinness Brewery
A mais-que-clássica Guinness – que foi homenageada com a chamada “lata perfeita” por um brasileiro – é uma cervejaria que nasceu em 1759 em Dublin (que também tem um belo redesign), conhecida mundialmente por sua cerveja preta e intensa!
Atualmente, a Guinness é comercializada em mais de 150 países e são mais de 10 milhões de copos consumidos todos os dias ao redor do mundo! E é óbvio que um marca desse porte merece redesigns frequentes, como esse belo novo logotipo pela Design Bridge!
Para trazer a visão da Guinness à vida, nós fizemos modelos e mockups da harpa juntos com experts. Esse processo colaborativo permitiu ao time imergir na forma do objeto e cada uma de suas curvas, garantindo um design o mais autêntico possível. – Design Bridge
E não tem como duvidar, pois a qualidade do desenho é inegável, mas a questão é: pra que isso? O novo logo da Guinness tá muito mais para ilustração do que logotipo, e como bem sabemos, haverá problemas de aplicação! Outro motivo que me faz questionar um redesenho tão profundo (e até lindo), é o quanto essa harpa vale como um símbolo único da marca!
Todos sabemos que a harpa é a marca da Guinness, mas será que não valeria mais a pena dar uma leve retocada nela e investir mais nas letras? A tipografia da Guinness sempre foi bonita original bacana, e poderia ficar ainda mais com um redesenho que a tornar-se realmente única (e que não teria problemas de aplicação)!
E mais que isso: a nova identidade visual troca o foco da tipografia para a harpa, o que é ainda mais danoso para essas letras levando em conta que o redesenho delas ficou menos original! Ah, as serifas são muito bem-vindas para uma marca classy como essa, obviamente!
Os sketches mostram um pouco do cuidado no redesign da Guinness, que teve até colaborações de especialistas em métodos de impressões clássicos (e de mais classe), o que gerou texturas e um modelo 3D do logo que tornam o desenho realmente lindo! Veja:
É claro que, por mais linda que a foto acima seja, você já deve ter concluído: estamos mostrando um zoom, e é óbvio que essa beleza se perde de acordo com o distanciamento! Mais que isso: é quase certo que esse tipo de coisa não vá parar numa garrafa (ou copo) de Guinness, o que novamente me traz a mente o “pra que isso”?
Infelizmente, me parece que o grande feito do novo logo da Guinness foi tirar a originalidade da fonte, e torná-la totalmente secundária. Não posso quantificar o quanto isso é ruim, até porque podem ter uma mega estratégia por trás… e você sabe que já quebramos a cara falando mal do novo logo da Oi, então é melhor pegarmos leve 😛
Mas o que você achou? Jogue na nossa cara se falamos besteira, por favor!