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Yahoo e Aol se unem após compra da Verizon

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A Yahoo acaba de mudar de nome e brading após um mega investimento – o problema é que parecem não ter investido nada em branding e design…


Se você também está na internet há muito tempo, talvez a notícia te traga um certo pesar: a Yahoo, grande pioneira da internet acaba de morrer (junto com a já enterrada Aol)!

Ambas as marcas e todos seus sub-produtos (como o Tumblr e o HuffPost) foram adquiridas após um mega investimento por parte da Verizon de 4.48 bilhões de dólares.

Compra que seria de $4.83 bi, mas a Yahoo andava tão ruim das pernas que seu sistema teve brechas de segurança expostas, reduzindo seu valor de compra por parte da Verizon.

Ah, e caso você não conheça a Verizon: ela é uma das maiores operadoras telefônicas dos Estados Unidos, com um faturamento de aproximadamente 120 bilhões de dólares (ou seja, a Yahoo foi uma pechincha).

O Rebrand como Oath

O novo nome é uma palavra inglesa simples, que pode ser traduzida como “promessa”, mas seria melhor traduzida como “juramento”.

E embora eu não seja especialista em naming, sou bilíngue há séculos e posso confirmar que o nome é triste:

Oath tá longe de ser a palavra mais falada em inglês, o que deixa a marca estranha/cult/mística e com um ar meio ultrapassado.

Aliás, a maneira mais fácil de encontrar a palavra “oath” é em Game of Thrones ou algum romance de idade média – o que se comprova ao ler o significado de Oath no Oxford Dictionary (observe o exemplo 1).

É claro que o branding/marketing pesarão muito mais que o nome, mas eu não chamaria minha empresa de tecnologia de oath, assim como não chamaria de sinequanon, obséquio ou vosmecê, não é mesmo?

No que a fusão da Yahoo dará?

Juntar Aol e Yahoo para enfrentar a Google, Amazon e Facebook será tranquilo como enfrentar conquistadores portugueses com arco e flecha em 1500.

Isso porque há anos a Yahoo quebra a cabeça para se reerguer, e com a parceria com a Aol, começou também a briga para fazer os produtos não apenas coexistirem, mas fazerem sentido juntos.

Mas não se engane: Yahoo, Aol e suas sub-marcas são meio produtos de nicho: embora algumas nem existam aqui, elas permanecem fortes nos USA.

Então, ao contrário do que alguns fora dos USA acham, a Verizon pode ter feito um baita negócio em relação ao mercado americano (especialmente sabendo que a Yahoo é forte com o público mais velho na net).

Aliás, pagaram 4 bilhões nela… acho que esse argumento basta, né?

O novo logo da Oath

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Aqui não há muito o que se dizer mesmo: o logotipo é uma simples wordmark com Helvetica e dois pontos azuis.

Os dois pontos simbolizam tanto as duas empresas juntas, quanto um dois pontos padrão : que simboliza o que está por vir.

O problema é que, julgando pela dedicação na criação do naming e desse logotipo, não parece haver nada de especial por vir… mas e você, o que pensa?


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