A fonte mais bem-sucedida de todos os tempos agora tem tudo para fazer ainda mais sucesso com uma nova versão que abraça o mundo digital e se adapta a QUALQUER situação!
Breve História da Helvetica
A rainha das sans serif foi criada em 1957 pelos suíços Max Miedinger e Eduard Hoffmann e se tornou um marco da tipografia graças aos vários justos sofridos até 1982, quando foi lançada a célebre Neue Helvetica.
Todas as letras eram desenhadas e redesenhadas até criarem a fonte mais legível do mundo, capaz de se adaptar perfeitamente (ou no mínimo de forma aceitável) a qualquer lugar, hoje estando nas caixas de remédio, nas placas de trânsito e qualquer outro canto. É simplesmente impossível passar um dia sem interagir com algo em Helvetica!
Porém as coisas mudaram.
O mundo mudou com a virada do milênio e a Helvetica não, o que foi tornando‑a cada vez pior (ou “menos perfeita?”) para usá-la nos infinitos contextos digitais que temos hoje. Se a Helvetica era uma fonte nota 10 nos anos 90, hoje ela era uma nota 9 e isso é inaceitável para a grande Helvetica.
Helvetica Now
A nova Helvetica Now, nome que reflete as preocupações da Monotype com as infinitas aplicações contemporâneas que uma fonte tem que enfrentar, foi criada em 48 pesos, três tamanhos ópticos e 40 mil carácteres de puro type design do mais alto nível!
O segredo da atualização da Helvetica está nos três tamanhos ópticos:
- Helvetica Now Micro: focada em aplicações mobile, trazendo letras mais largas, com maior x‑height e trazendo letras mais abertas.
- Helvetica Now Display: é a típica fonte display que foca em grandes aplicações, como o call to action de um poster. Seu foco está em corrigir os igualmente grandes problemas de espaçamento e kerning.
- Helvetica Now Text: é a nova faz tudo da Monotype que traz pesos do Thin ao Black, como a velha Helvetica.
O job foi finalizada com uma coleção de glifos como um super “A” e um grande “R”, mas todas essas comodidades têm seu preço: a nova Helvetica está sendo vendida na Mosaic (serviço em nuvem da Monotype) por 35 dólares cada, ou a família inteira por 250 dólares.
Eu não compro fontes, mas dessa vez acho que está valendo à pena! E você?