As campanhas mais criativas de 2017 chegaram e, sei que é clichê, mas elas de fato estão melhores do que todos os posts anteriores!
E ao contrário do post de melhores cartazes do ano, os brasileiros deram as caras novamente e mostraram ao mundo o quanto somos criativos. (Uma delas até merecia o prêmio de melhor do ano, ao meu ver).
Tópicos do Artigo
Critério de Avaliação
A lista foi feita graça ao Instagram do Temporal Cerebral, onde criativos como você votam em suas propagandas / publicidades favoritas diariamente.
Por padrão, as imagens como mais likes vencem, mas com uma ressalva: eu excluo aquelas que parecem se beneficiar mais de ativismo do que de criatividade em si.
Artes criticando Trump, Dilma, Kim Jong-un, etc., ganham votos mesmo não tendo nada mais especial do que a vigésima colocada, por exemplo. (Tão mais que poderiam estar até mesmo nos primeiros lugares).
Isso é ainda mais lastimável se considerarmos que há artes incríveis sem votos, como é o caso da número 9—a única que eu adicionei a lista por gosto pessoal.
E quanto escolhas pessoais, há uma mini seção hors-concours, ok? São artes tão ou mais criativas que as 20+ que tiveram poucos votos (seja alcance orgânico; questão de idioma; thumbnail ruim, etc.). Tudo dito, #PartiuSeInspirar!
ESSE SÉRIE É FEITA A CADA 6 MESES. VEJA OUTRAS CLICANDO AQUI.
Campanha Pró Refugiados da Anistia Internacional [20]
“Você pode mudar de canal. Eles não.”
A Anistia Internacional trabalhou pesado para auxiliar os refugiados de guerra nesse ano, e não por acaso fizeram uma das melhores campanhas já no início do ano!
Agência Ogilvy & Mather
Campanha Anti-Alcoolismo da Blaues Kreuz [19]
“Um alcoólatra não fere apenas a si mesmo.”
Essa foi uma das melhores execuções que vi em anos, impossível não parar para admirá-la e até sentir um pouco do drama que é ter um alcoólatra em casa.
Agência BBDO
Campanha Contra Abuso Infantil da Amigos for Kids [18]
“Cintos são para serem vestidos, não temidos.”
Quem não ama simplicidade e um toque de Gestalt no design gráfico? Essa campanha junta o melhor do dois com um ar de “como não pensei nisso antes?”.
Agência República (Miami)
Campanha Anti-Drogas ao Volante [17]
“Cannabis estende seu tempo de reação.”
Uma campanha inteligente (embora levemente confusa) que mostra como a maconha pode causar delays de reação em momentos cruciais ao volante.
Agência Lg2
Campanha da Audi Contra Celular ao Volante [16]
“Largue o seu smartphone ao dirigir.”
Gente, vamos parar com essa po***, né? Pesquisas apontam que celular na mão é tão perigoso quanto álcool, e sua vida vale bem mais que o “ZapZap”.
Agência Saatchi & Saatchi
Campanha Pró Vacinação Anti-Gripe [15]
“O inverno não é mais assustador quando você está vacinado.”
Inverno? Frio? Yeti? Isso não assusta mais as crianças de Lácio, na Itália, que estão todas bem vacinadas e protegidas contra a gripe.
Agência Superhumans
Campanha de Doação de Sapatos da Angel Bins [14]
Calçando pés desamparados com seus sapatos usados.
A Angel Bins coleta sapatos usados e transforma-os em dinheiro—que então é usado para caridade, como calçar os mais necessitados na África.
Agência Alma DDB
Campanha Camisinha Eros para Presidente [13]
“Não há que TEMER vazamentos.”
O preservativo Eros lançou sua própria candidatura presidencial no auge da crise dos vazamentos do presidente Temer lááá em Maio, e o sucesso foi estrondoso!
Agência ?
Campanha da Michelin by TBWA [12]
“Cuidando da sua viagem.”
A Michelin acredita que seus pneus de primeiríssima categoria são o segredo para uma viagem segura e tranquila, como se a própria mascote guiasse o seu caminho!
Ps: Mascote, assim como personagem, são substantivos femininos mesmo.
Agência TBWA/Chiat/Day
Campanha de Alimentos Naturais Biedronka [11]
“Sopa de tomate feita de tomate de verdade.”
Você já tomou uma sopa industrializada que parece tudo menos sopa? O mercado polonês Biedronka está botando um fim nisso com sua nova campanha.
Agência Duda Poslka
Campanha de Leites Naturais Clover Long [10]
“Elefantes vivem mais. Naturalmente.”
Eu tomei um choque na primeira vez que comprei leite nos Estados Unidos: a validade era de 30 longos dias! “Como pode? Lá no Brasil dura 3 dias!”
Obviamente há muito conservante no meio, por isso a Clover nos lembra que você precisa tomar leite de verdade caso queira ter seus benefícios.
Agência Joe Republic
Faça meu ano começar feliz curtindo o Insta do Temporal (é só clicar abaixo)!
Campanha de Lei Seca da Santa Casa de SP [9]
“Isso não é chuva. É Vodka.”
A capacidade de síntese desse design é tão poderosa que me sinto honrado enquanto designer gráfico. Ao meu ver, poderia ter sido a melhor propaganda do ano!*
* Talvez seria, mas só postei no finzinho do ano, quando todo mundo estava ocupado e bêbado Brasil afora… pra compensar, insisti em postar aqui.
Agência Y&R
Campanha de Dia do Rock da Fosbury&Brothers [8]
“Rock não é música. É religião.”
O curioso dessa campanha é que transformar o David Bowie em uma escultura Renascentista não diz muito a princípio, já que as principais delas representam humanos como o rei Davi, e não deuses em si.
Aí me vem a dúvida: votaram tanto nessa porque entenderam ou só porque exalta o rock? Sejá lá o que for, é um design maravilhoso que merece estar na lista.
Agência Fosbury & Brothers (Brasil)
Campanha de Violões da Gibson [7]
“Então eu peguei o meu violão…”
A Gestalt é usada nessa campanha publicitária para transformar a história de um dia de mer no corpo de um violão, encerrando com a mensagem “então eu peguei o meu violão”—e o dia mudou para a melhor, é claro!
Agência Miami AdSchool
Campanha de Brinquedos Majorette [6]
“Pilotados pela imaginação.” *
Que criança não tem brincadeiras muito loucas que só dependem da imaginação? Eu, por exemplo, já jogava Pokémon Go 15 anos atrás, hahaha.
* Essa é uma campanha alemã, e fantasie significa imaginação na Alemanha, logo eu suponho que a Havas deu um mole na hora de traduzir.
Agência Havas Munich
Campanha Pró Comida em Casa Montolivo [5]
“Coma como em casa, mas sem fazer a louça.”
Preciso ser honesto: até agora eu não entendi qual é dessa campanha… eu não sei se é um delivery, não sei se é comida congelada…
Só sei que curtiram muito e decidi respeitar os votos, mas me diga você: curtiram isso por causa do conceito ou da qualidade da montagem? #Miajuda, por favor!
Agência Creamos
Campanha de Doação de Órgãos Argentina [4]
“Pare de desperdiçar vida.”
A grandiosidade dessa execução só podia ser da DDB mesmo; a arte impressiona tanto quanto me dá certa tristeza.
1) Se você não for doador de órgãos, reflita seriamente… 2) Não confie apenas em familiares caso você seja, coloque papéis na sua carteira e qualquer outro lugar que irão mexer assim que você partir.
Agência DDB
Campanha Anti Poluição do Mar do Município de Vicente López [3]
“Os danos são maiores embaixo d’água”
Não é exageiro comparar um canudo a um arpão: ele não só polui o ambiente como é comido pelo animais, o que é fatal quanto esse minimalismo incrível nos mostra!
Agência Don
Campanha do Filme Logan by McDonald’s [2]
Se você não entendeu, se interne.
A DDB aproveitou o sucesso do filme Logan para colocar o McDonald’s como destino favorito dos espectadores (e quase se tornar a melhor campanha publicitária do ano).
Aqui vale uma dica: inserir sua marca no meio das novidades é sempre uma excelente ideia, mas nunca faça isso no meio de tragédias.
Agência DDB Wien
Campanha de Adoção de Animais da World for All [1]
“Sempre há espaço para mais um. Adote.”
E a grande campeã foi uma das primeiras campanhas do ano, que usa a Gestalt para unir um futuro animal a ser dotado à uma bela família feliz que adoraria recebê-lo.
Eu tenho minhas dúvidas se essa imagem não ficou no primeiro lugar por causa de ativistas, mas sua qualidade é tão inquestionável que eu a anuncio como campanha mais criativa do ano com alegria! ♥
Agência McCann Mumbai
Hors-Concours
E aqui vão algumas campanhas impopulares que merecem serem vistas.
Tem maneira mais genial de mostrar que a floresta nunca morre sozinha?
— Pró Mata Atlântica, by DPZ&T
O contato social pode ser apavorante para autistas, então calma ao encontrar um!
— Para o Autism Forum Switzerland, by Ruf Lanz
Pronto, finalmente chegamos ao fim! Ficou aquele recalquezinho te magoando lá no fundo do seu coraçãozinho? Eu sei bem como é, esse blog faz isso comigo todo dia…
O que você achou do primeiro lugar? Outra merecia? Fala aí nos comentários o que você achou da curadoria, pois a briga pelo primeiro lugar foi feia, hahaha!