“Mantenha oito centímetros de distância”, já alertava o pai da Eleven sobre os perigos do amor na adolescência.
O McDonald’s aproveitou o insuportável calor japonês para lançar seus soft drinks McFizz com cenas de uma aconchegante paixão juvenil em seu design.
O problema é que faltou teste de usabilidade e o que temos é uma paixonite que se torna numa f*** gostosa e até mesmo pedofilia dependendo da perspectiva. ?
É claro que até eu que sou do UX não serei hipócrita de esbravejar que o McDonald’s foi inconsequente ao não fazer testes de design — até porque eu mesmo não faria — mas aqui fica um alerta pros perigos de simplesmente jogar o seu design no mundo.
A minha dica é que você analise o quanto a sua ideia é ousada: designs de embalagem com perspectiva não são tão comuns, então o ideal seria permitir que alguns estranhos brincassem com essas ilustrações por uns dias antes de fazer um lançamento público.
Eu acho que não seria preciso mais de um dia de teste para descobrir as tragédias expostas nesse post mas, novamente, a falha do McDonald’s é totalmente compreensível.
Agora que você (e o mundo todo) riu com essas cenas de sexo trágicas do McDonald’s, lembre-se das palavras imortais do Product Designer Dan Ritzenthaler:
Eu fico muito desconfortável quando alguém toma decisões de design sem ter contato com o público-alvo.
Assim você evitará problemas ainda maiores, como as mortes causadas pelo design da Tide ou até mesmo quebrar as eleições e ajudar na formação do Estado Islâmico.