Com um mecanismo de aprendizado virtual, essa inteligência artificial te promete o logotipo perfeito (e muito ódio)!
Amigos, eu confesso: eu sempre temi esse dia… não que eu ache que isso irá nos afundar (pois desgraças como o 99Designs já vêm tentando faz tempo), mas não deixa de ser mais uma pedra em nossos sapatos!
Neses ano, as inteligências artificiais estão em alta, principalmente as chamadas “redes neurais”: sistemas de inteligências capazes de aprender com feedback; e é daí que nasce essa nova desgraça chamada Mark Maker, que fez isso:
Mark Maker
O processo é simples: você entra e digita o nome da sua marca e então o site usará um algoritmo genético – o que é algo simplesmente genial e tem feito maravilhas pela humanidade –, e o resultado é uma lista infindável de logotipos. Após as alternativas serem geradas, o site te pede para dar like nas marcas que você gostar, pois aí o algoritmo genérico irá agir novamente e fazer uma “seleção natural” do seu estilo. A consequência disso é um logotipo perfeito, mas só para o ego mesmo – será eternamente inferior a um verdadeiro projeto de Identidade Visual.
O Mark Maker cria seus logotipos quebrando os “designs” pela metade (se é que podemos chamar de design), tendo como consequência um elemento base (como a tipografia) e um elemento acentuador (como uma letra personalizada, por exemplo), o que em tése torna o a inteligência artificial de logos ainda mais poderosa.
Sendo honesto com vocês, eu não testei a seleção natural do site, mas pelo meu conhecimento de algoritmo genético, tenho quase certeza que esse projeto vai conquistar uns bons fãs, o que é lamentável. Mas é aquela velha história: essa porcaria jamais nos substituirá, então não vamos perder nosso sono com isso (por enquanto).
VOCÊ PODE DESTRUIR ISSO
Se você entende de seleção natural, você já deve ter tirado algumas conclusões, e eu tenho uma para você: se o Mark Maker faz uma database não só de um processo de criação de um logotipo, mas DE TODO MUNDO, para criar algum tipo de tendência a ser seguida pelo sistema, existe uma forma simples de matar o Mark Maker: é só você entrar no site e ficar selecionando os piores resultados do mundo, assim o algoritmo genético só irá gerar – com perdão da palavra – merda (algo que já está fazendo, né).
O link está logo abaixo.