Os criadores do Firefox acabam de tornar o logotipo do Mozilla em “open source”, o que permite que a comunidade “crie” o novo logo da organização (que é sem fins lucrativos).
Logotipo do Mozilla
Caso você não saiba, Mozilla é o nome do grupo sem fins lucrativos que criou o Firefox – o segundo navegador mais usado do mundo!
Evidentemente, o grupo não é tão conhecido quanto o navegador, e segundo Tim Murray (o diretor criativo [que não tem criatividade para criar um logo]), o motivo é que a “marca atual é insuficiente para as comunicações modernas, tendo apenas uma tipografia sem cores.”
E para resolver isso, Murray acredita que o jeito é tornar a identidade “open source” (entre aspas mesmo), pois segundo ele “o design tradicional faz identidades visuais à portas fechadas, saídas das mãos de agências e experts que entregam um projeto já concluído ao público. Uma maneira de projetar que gera muitas críticas na internet”.
E nesse ponto devemos concordar com Murray: infelizmente muitos projetos são feito às escuras e sem mal abordar o público-alvo. Mas esse é um problema de preguiçosos e/ou incompetentes, e não do estudo de design em si.
Porém, se você leu a série “como fazer a melhor marca da sua vida”, esse problema não faz parte da sua vida. Mas continuemos!
Conceito do Mozilla
Mozilla é a combinação de “Mosaic” (primeiro navegador do grupo) e, obviamente, Godzilla.
E agora que precisam de um redesign, dois problemas estão sendo abordados:
- Fazer um redesign que honre o compromisso da Mozilla com a transparência e colaboração da comunidade.
- Fazer um redesign que não gere mimimi nas redes sociais.
Por isso o grupo contratou a agência Johnson Banks, que começará fazer o novo logo da Mozilla nesta quarta-feira – e aí vem a definição do grupo de “open source”:
A agência se comunicará diretamente com o público do Mozilla Firefox para pegar feedbacks!
O que é muito interessante, mas uma enorme loucura ao meu ver: centenas de pessoas da comunidade (sendo uma maioria que nem sabe o que é design) dando palpites para o novo logotipo. Qual é o potencial de sucesso disso?
No senso comum (para o qual vou pender), a chance é zero. Mas existe um conceito científico que pode me fazer quebrar a cara: o coletivo é mais eficiente e produtivo que indivíduos.
Um exemplo é um estudo de Francis Galton, um cientista inglês do século 19 que foi a uma feira de gados dar tickets para que as pessoas chutassem o peso de uma vaca.
Evidentemente, a maioria das pessoas errava feio – mas o grupo não!
Após coletar mais de 700 tickets e tirar uma média, descobriu-se que o coletivo errou em apenas uns 4kg – o que é incrível ao considerar que não era um trabalho cooperativo, mas sim de chutes individuais.
E não, de fato não chegaram ao peso correto, mas em termos estatísticos, o resultado é tão aproximado que o erro pode (e deve) ser desconsiderado!
Com isso em mente, agora é só torcer que o conceito da vaca se repita (para não sair uma porcaria)… Mas e você, o que pensa disso?