Você acha que absorvente interno é um produto de luxo? O governo alemão sim e é na luta contra isso que esse projeto ganhou um Leão de Cannes!
O chamado “imposto do tampão” é uma lei absurda que classifica absorventes internos e outros produtos sanitários femininos como itens de luxo — embora pinturas à óleo e outras extravagâncias sejam vendidas por apenas um terço da taxação. Dá pra ser mais sexista que isso?!
Esse absurdo acontece em vários países e tem sido alvo de protestos frustrados no mundo todo, mas a boa notícia é que o jogo acaba de virar com esse design criativo que não fere em nada as leis fiscais que combate!
The Tampon Book
O chamado “Livro do Tampão” foi criado pela agência Scholz & Friends e seu grande segredo não é apenas o formato, mas o conteúdo: são 46 páginas com histórias cômicas de menstruação, logo esse design não pode ser considerado uma embalagem, mas sim um livro com absorventes de brinde — Checkmate!
O produto está à venda na The Female Company e rendeu o Cannes de PR para agência pois, além de fazer uma embalagem criativa como poucas, também há uma campanha que doa a mesma quantidade vendida para mulheres refugiadas na Europa.
Tá se perguntando se fugir das taxas tornou o projeto de fato viável? A resposta é sim: o livro dos absorventes está sendo vendido está sendo vendido por apenas 3 euros, o que é acessível para mulheres de todas os níveis sociais.
Será que a criatividade das mulheres é a melhor maneira de enfrentar as loucuras de alguns homens? ?