A Lacoste é mundialmente conhecida pelo crocodilo em suas camisas, mas nossos próximos 3 anos tudo será diferente: 10 animais em extinção tomarão o lugar do logo em 1775 unidades da marca.
Tópicos do Artigo
Lacoste Saving Our Species
A campanha Save Our Species é uma parceria com a International Union for Conservation of Nature, e foi provavelmente sugerida pela agência BETC Paris, que está executando essa manobra ousada que retira o “jacaré da Lacoste” que sempre esteve sob os holofotes nos últimos 85 anos.
Iguanas, vaquitas, tigres e outros animais raros—que só existe as centenas na natureza—tomarão o seu lugar para a conscientização e arrecadação fundos para salvar essas espécies da extinção.
As camisas foram apresentadas na última Paris Fashion Week e já estão no site Save Our Species, onde podem ser compradas por 150 euros. (100% das vendas serão doados para a causa, é claro.)
Análise
Isso obviamente tem mais a ver com marketing do que com altruísmo, mas tanto faz: uma boa ação é uma boa ação, independente da razão. (Dica de reflexão para coxinhas e petralhas.)
O problema é que essas polos são tão cleans que a substituição do logotipo por um animal genérico acaba dando um ar de falsificação. Talvez isso não seja uma preocupação no mercado europeu—onde falsifica-se bem menos do que no resto do mundo—mas é um tanto arriscado em países sub-desenvolvidos como o nosso, onde você poderia acabar atraindo olhares suspeitos e até debochados.
Dica 2: analise bem o seu mercado. Eu me pergunto se não valeria a pena adicionar a tipografia nesse caso, só pra garantir que ninguém tá pagando 150 euros pra passar vergonha. Haha!
A campanha é linda pela sua simplicidade e ousadia, mas morrerão todos se dependerem de eu pagar 150 euros numa camisa… 😛