Grandes marcas estão reduzindo seu design de embalagem por todo o mundo (como a Mini-Coke e Snickers Bites), mas por que isso?
As pessoas agora vêem o açúcar e a gordura como o novo tabaco
É o que constatou o grupo de pesquisa da Havas Worldwide, que descobriu que o consumo de açúcar e gordura reduziu 42% e 38%, respectivamente.
Isso porque não só nunca estivemos tão cientes quanto a nossa saúde, mas também estamos em uma era fitness – o que levou àquele redesign das embalagens do McDonald’s focado no remorso de comer fast food, por exemplo.
Essa “nova era de culto ao corpo” está deixando os produtos menores – as chamadas embalagens mini / produtos mini –, e como justifica Allen Adamson da North America:
“Porções menores reduzem o sentimento de culpa e caso as marcas não se adaptem a isso, os consumidores irão abandoná-las.”
Para entender melhor a necessidade (e vantagens) desse novo design de embalagem, aqui vão alguns exemplos:
Pepsi
Além de ser o “eterno vice” nas vendas, a Pepsi-Cola tem sofrido com a queda de venda de refrigerantes pelo mundo.
Por isso a marca desenvolveu a Pepsi mini, uma latinha de 220 ml que está focado em pessoas que estão mais preocupadas com o controle da alimentação do que com o prazer de uma bomba de açúcar.
Mars e Hershey’s
Em 2013, a Mars deu um golpe na concorrente Hershey’s ao lançar os produtos “bite size” – “porção modida” –, ou seja: o suficiente só para matar a vontade.
Como você vê na imagem, não só o design de embalagem émini, mas também os próprios chocolates. O que é uma ótima ideia, já que psicólogos já constataram que o número de porções está relacionado a saciedade.
Exemplo: se ao almoçar você largar o garfo toda vez que colocar comida na boca, você se sentirá cheio mais rápido. O mesmo vale quando você tem que pegar pedaços de chocolates várias vezes.
Starbucks
Recentemente, o Starbucks anunciou o Mini-Frappuccino, que tem apenas 300 ml – e isso foi resultado do clamor popular, e não uma ideia interna.
Isso possibilitou uma bebida deliciosa de apenas 150 ml, tornando‑a viável para a galera que não aguenta viver sem um bom Frapp.
Coca-Cola
Adotando exatamente a mesma estratégia da Pepsi, a Coca-cola lançou a latinha Mini-Coke de 220ml – que aumentou suas vendas em 9% nos primeiros 9 meses em 2014!
Novamente, a Coca-Cola mostra como o formato e tamanho de uma embalagem pode disparar as vendas sem fazer grandes mudanças estéticas.
Sonic
A Sonic é uma grande rede de drive-in fast foods nos Estados Unidos que sempre ofereceu “mini-bebidas”, mas agora decidiu investir em mini-lanches como o mini hot dog e o mini-sanduíche.
Segundo o CMO da empresa: “Tem sido um incrível sucesso e continuaremos a oferecer essa opção ao clientes.”
E vale destacar que dificilmente a redução de tamanho de uma embalagem é acompanhada de uma redução equivalente de preço, logo reduzir as porções automaticamente levando a maior lucro!
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