O redesign completo da Fanta de 2016 foi um dos melhores do ano, porém tudo sobre ele ficou nas sombras ─ até eu acordar hoje pela manhã! : )
O motivo do mistério eram as razões contratuais entre a Coca-Cola e a inglesa Koto, agência idealizadora do rebrand.
Segundo a Koto, o redesign foi feito junto a Coca-Cola*, visando reimaginar a identidade visual de acordo com o sabor natural e vibrante da Fanta.
E esse approach fez a agência não pensar apenas com roughs, mas também recortes e colagens que firmaram o conceito da marca!
* Leia Como fazer a melhor marca da sua vida Parte 1
É interessante notar como a agência levou a sério o branding da Fanta:
A Coca-Cola diz que aquele veneno é feito com suco (no logo completo ↓), e é justamente essa vibe artesanal que fez a Koto criar e montar o logotipo à mão.
A tipografia da Fanta foi estendida a vários idiomas e alfabetos: assim a marca sempre fica mais próxima e pessoal do público-alvo por todo o mundo.
Manual da Marca
A Koto elegeu a fonte Omnes da Darden Studion como apoio ao logo da Fanta ─ uma typeface graciosamente orgânica que personifica o ânimo e juventude da Fanta.
Alias, confira a fonte personalizada feita com a Colophon:
A nova garrafa da Fanta
Ao contrário do imaginávamos, não só a fonte da Fanta não foi feita pela Koto, mas também a garrafa torcida. Isso explica a desconexão entre o design gráfico altamente artesanal e o look-and-feel high tech da garrafa.
Mas contrariando muitos, eu continuo achando esse design de embalagem perfeito para o público jovem/descolado com a Fanta quer atingir!
E não, ainda não foi revelado quem fez a garrafa. =/
Todos sabores da Fanta
E como a Fanta tem dezenas de sabores ao redor do mundo, foi preciso desenhar e vetorizar dezenas de frutas para todos esses sabores.
Observe que todas as frutas seguem o mesmo feeling geométrico e cortado-e-colado do logotipo da Fanta:
Redesign completíssimo, né?
Não deixe de compartilhar essa maravilha! <3