O Design Gráfico mal pensado ataca mais que os olhos, e a mais nova prova disso é a morte da australiana Isabel Marrero.
A jovem era apaixonada pelo Cadbury Choc Centred, porém ela se confundiu e acabou comprando o Cadbury Chocolate Chip – o qual tem ingredientes aos quais ela era alérgica, resultando em seu falecimento por choque anafilático.
O problema é que os dois biscoitos têm embalagens tão parecidas que qualquer um pode se equivocar e comprar o pacote errado, resultando em tragédias como essa.
Design Minimamente Diferente
O problema me lembra bastante aquele caso da eleição que o George Bush ganhou por causa de um erro de design, no qual um detalhezinho induziu centenas de eleitores a votarem no Bush em lugares onde sua derrota era certa.
Note que as únicas diferenças são uma uma pequena faixa roxa (ou laranja) e um filetinho que mostra o recheio do mundo, o que é tão discreto que certamente vááárias outras pessoas já se confundiram, mas (in)felizmente só uma pessoa morreu até hoje.
Resposta da Cadbury
A Cadbury prometeu que revisará o design das embalagens, adicionando diferentes cores e descrições aos pacotes para garantir que o sabor será identificado num piscar de olhos.
Porém há um problemaço: estamos falando de uma produção intercontinental e em escala industrial, então os novos Cadburys não chegarão às gôndolas tão cedo.
E não, aparentemente a Sra. Helen Marrero não irá processar a Cadbury, porém ela deixou um aviso:
[bs-quote quote=“Por favor, sempre leia os ingredientes dos produtos que você compra mesmo que os consuma há anos.” style=“style-17” align=“center” color=”#62366f” author_name=“Mãe da Isabel”][/bs-quote]Eu não sou do time pró-regulamentação do design (já fui, porém aprendi que confiar no estado brasileiro é dureza), porém não se pode negar que esse caso é uma prova cabal que o design mal executado pode sim trazer riscos à sociedade, ao contrário do que os legisladores dizem.
Que esse triste ocorrido sirva de exemplo para quem acha que somos meros artistas que brincam de desenhar…