– como mostrou essa designer taiwanesa que criou um dos melhores projetos que você verá na vida!
Se você nunca conviveu com alguém com Doença de Alzheimer, faça o seguinte experimento:
Na sua próxima refeição, tente segurar seu garfo entre o dedo do meio e o anelar, aí você balança ele até a comida chegar na sua boca. Essa sua experiência casual é parte do dia-a-dia de portadores de Alzheimer, que chegam a perder peso por desistirem de comer.
Assim como eu, a designer Sha Yao presenciou essa situação com sua vó, e criou um design de produto inovador chamado Eatwell:
Trata-se de um conjunto de copos, pratos e talheres para portadores de Alzheimer conseguirem comer mesmo com as dificuldades motoras causadas pela doença.
Entre suas descobertas, Sha Yao descobriu que pacientes de Alzheimer têm mais vontade de comer quando a louça tem cores mais vivas e vibrantes – exatamente como aprendemos em teoria das cores.
Lembra quando eu disse que o novo formato da garrafa da Coca-Cola foi crucial para aumentar as vendas?
Esse projeto se pautou no mesmo princípio: ter talheres cuidadosamente projetados para a situação motora dos pacientes fez toda a diferença na hora de fazê-los comer mais!
Note como tudo é curvado e inclinado para facilitar a angulação e raspagem da comida no prato, que é justamente como esses pacientes precisam almoçar.
Tudo isso (e mais) rendeu a ela o Stanford Design Award; não é merecido?