A Vice-Presidente de Design Jamie Myrold trabalha há 12 anos em grandes projetos da Adobe, e hoje ela decidiu compartilhar algumas lições valiosas com você!
Instruções importante: tudo daqui para baixo é a entrevista da Sra. Myrold, exceto nos casos onde eu adicionar duas | ao redor do texto |. Vamos lá? 😀
O bom designer pergunta sem medo [1]
[bs-quote quote=“Um job é só um job, mas uma carreira é questão de design.” style=“style-17” align=“center” color=”#62366f”][/bs-quote]A primeira habilidade que um designer precisa ter é a confiança para fazer perguntas. Não há problema em não saber tudo, e inclusive é até bom que não saiba pois isso te deixará mais aberto a questionamentos.
Sim, perguntar pode ser difícil (ainda mais quando você está rodeado de pessoas de hierarquia superior), mas se manter em silêncio é tão ruim quanto). Se te chamam para uma reunião / brainstorm, é porque estão contando com a sua ajuda. E a única maneira de você ajudá-los é se livrando das suas dúvidas ao longo do processo.
|Lembre-se que você só conseguirá fazer um serviço realmente bom se você estiver 100% por dentro das especificações do seu cliente e do job, como vários premiados deixaram claro no post como criar o melhor logotipo da sua vida.|
Tome a liderança sempre que você puder [2]
¿Você já ouviu falar de alguém que trabalha duro e nunca é promovido, enquanto colegas de trabalho sobem sem esforço? É contraditório a princípio, mas isso é muito comum na carreira como designer gráfico |(ou qualquer outra)|.
As vezes até parece que essas pessoas nasceram com carisma e espírito liderança, como se fossem destinadas ao sucesso, mas a boa notícia é que só parece: o segredo do sucesso em uma carreira de design pode ser aprendido por qualquer pessoa! 😀
Tudo que você precisa é se promover para se tornar um grande designer: seja é escrevendo um blog (|clique aqui|), participando de concursos na área ou simplesmente se envolver em grandes projetos |que nem sempre são da sua responsabilidade.|
Muitos designers vão trabalhar em ONGs, por exemplo, |como eu que me juntei a uma think tank da ONU para ganhar experiência e fazer networking—e o melhor é que foi bem fácil pegar a vaga, então não hesite.|
Outra boa dica é buscar oportunidades de treinamento e aperfeiçoamento, pois é bastante comum que os designers se desliguem após ao bacharelado, diferente de outras áreas que partem para um MBA e etc.
Aproveite as oportunidades de ensino que as empresas dão aos seus colaboradores e, caso não deem, lembre-se que você pode procurar fontes online e gratuitas como a edX.org.
► DICA: As 11 características essenciais de um designer moderno [INFOGRÁFICO] ◄
Evangelize o design na sua empresa [3]
Nem todas as empresas apoiam o “modo designer de pensar”, mas você tem duas maneiras de se beneficiar disso em qualquer negócio que você estiver trabalhando:
- Fazendo designs bons e lucrativos;
- Fazendo os líderes entenderem a importância do design para a empresa.
Repare que há vários problemas empresariais que os gestores não percebem como um problema de design: as vezes é um site que vende pouco ou não gera contatos, assim como um app que não retém seus usuários. Que pode perceber e resolver isso? VOCÊ!
Você tem que se tornar um evangelista do design gráfico nesse lugares, o que não só vai valorizar a sua área como pode te levar a lugares que você nem imagina—como vários designers que conheci que foram contratados para fazer arte, mas de repente lideravam um departamento inteiro. Como?
- Uma vontade natural de resolver problemas;
- A determinação para melhorar os processos;
- Um desejo genuíno de se conectar com todo mundo da empresa.
Faça amigos fora do setor de design [4]
[bs-quote quote=“Geralmente, o designer se mantém na dele, alheio a todas oportunidades ao seu redor. Isso é um erro grave.” style=“style-17” align=“center” color=”#62366f”][/bs-quote]As boas oportunidades dificilmente se revelarão magicamente para você, por isso é seu trabalho caçá-las e fortalecer seu networking por toda a organização.
O segredo aqui é ensinar o design thinking para as outras pessoas e como ele pode impactar a empresa estrategicamente, fazendo-as se sentirem mais envolvidas na sua área e, consequentemente, mais interessadas em que você pode agregar para o todo.
Comece se aproximando as pessoas aos poucos, procurando aquelas que parecem realmente apreciar o que você faz; eles são os mais propensos a advogar ao seu favor.
Ah, e inclua-os em seus desafios de design, seja pedindo reviews ou um conselho! |(Ignorando pedidos do tipo “aumentar o logo”, é claro, hahaha)|
Embora muitos menosprezem os “leigos”, são justamente eles que podem te ajudar a resolver um problema técnico ou comercial, por exemplo. |Não cometa o erro de correr atrás somente de quem tem status pois, embora eles sejam quem mais pode agregar ao seu sucesso, você pode acabar com fala de interesseiro logo-logo.|
Procure problemas interessantes [5]
O que acontece se um designer tenta promover a prática do design, mas não tem progresso?
Ele deve se perguntar se há problemas melhores a serem resolvidos, e essas resposta sempre depende do quanto você acredita no projeto, empresa ou produto, para o qual você trabalha! Ter certo orgulho no seu trabalho gera a energia essencial para vencer obstáculos e, se a sua empresa não vende algo com o qual você se importa, talvez você nunca fará alguma diferença nela.
Talvez essa seja a hora de procurar outra vaga, ou até mesmo começar um home office—afinal, há oportunidades para designers em todas as áreas e lugares
|E se você estiver com medo de cair fora (afinal, estamos em crise), tente usar seu tempo para afiar a sua carreira em vez de se deprimir nas redes sociais ou devorar o Netflix!|
E agora, o que você fará da sua carreira como designer?
Curtiu as dicas da Myrold? Tem alguma dica indispensável de como se tornar um designer de sucesso? Por favor, fale nos comentários agora mesmo! 😉