Saquê Koi se inspira em carpas raras para criar garrafa irresistível

Saquê Koi se inspira em carpas raras para criar garrafa irresistível

As Nishikigoi e o saquê são dois grandes ícones do Japão, porém a combinação das duas é um design de impacto universal! Conheça a Koi: a garrafa com padronagem de carpa que fascinou o mundo do design.

Tópicos do Artigo 

Storytelling Feudal

Lembra daquela treta do Trump alimentando peixes ano passado? Eram Nishikigois.

As carpas são chamadas de “Koi” no Japão, mas há uma variante chamada “Nishikigoi” (Carpas Brocadas) que são a versão com pedigree do animal. Elas são consideradas “jóias vivas”, caríssimas, e que inclusive são levadas a concursos onde são avaliadas por seu tamanho, beleza e padronagem.

Porém há uma relação nefasta entre peixes e saquê: o saquê era transportado em barris no Japão feudal e isso abria margem para trapaça por parte dos produtores, que o diluíam em água para aumentar a margem de lucro.

Isso por si só já é uma mer**, mas o problema é que alguns adicionavam tanta água que o povo as chamava de “kyngio-shu”, ou saquê de peixe dourado—um saquê tão aquoso que um peixe poderia viver tranquilamente dentro dele!

Porém uma produtora de 250 anos chamada Imayotsukasa nunca diluiu a bebida em água, por isso seu saquê não é de peixinho dourado, mas sim de uma majestosa carpa nishikigoi!

Esse projeto é mais do que um design de embalagem fascinante, mas uma maneira de mostrar todo o teor premium e os valores que guiam a Imayotsukasa Sake Brewery. Uma garrafa recheada não apenas de bebida, mas de Storytelling e legado sem igual na história do Japão.

Design de Embalagem Premium

[bs-quote quote=“As Nishikigoi não nascem com padronagens iguais, assim como não há saquê igual ao da Imayotsukasa.” style=“style-17” align=“center”][/bs-quote]

Para dar um toque ainda mais premium à embalagem,  agência BULLET Inc. não usou vidro, mas sim garrafas de porcelana para o saquê KOI. (Ideia inspirada nas Porcelanas Arita, que fascinaram a Europa na Era Meiji.)

É óbvio que, caso não tenha ficado claro, as garrafas não são em formato de carpa ornamental até porque elas não se manteriam de pé assim. Tudo se trata de uma ilusão de ótica criada por caixas brancas—minimalistas à là Apple—que têm cortes no formato do peixe, focados nas padronagens das Nishikigoi.

Talvez aqui caiba a dica: nem sempre é preciso inovar radicalmente no formato—o que é trabalhoso e caro—bastando criar a ilusão da forma que você gostaria de transmitir. (Como foi no caso dos incríveis alicates besouros da HAPS.)

Eu iria dizer que o design é nota 10, mas isso ainda seria pouco para essa nova integrante da tag de melhores projetos. Hoje a responsabilidade é tua: o que você achou do design de embalagem saquê Koi? Eu compraria e penduraria na parede! Hahaha

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