A Converse é conhecida por sua wordmark estrelada há 40 anos, usando uma fonte bold e densa com uma estrela centrada no O. Mas isso acaba de mudar:
A criadora do All Star – braço da Nike desde 2003 – traz um redesign composto de uma fonte simples, acompanhada de um símbolo que está incomodando a comunidade:
A nova marca aproveita um ícone do nosso legado (estrela) com um novo símbolo que nos representa seguindo adiante (seta).
Segundo o vice-presidente da Converse, o redesign é uma fusão de identidades anteriores – como se esse fosse o “resultado natural” de anos de transformação.
Mas antes que algum fã se revolte, vale ressaltarmos bem claramente: esse redesign em nada afetará o logotipo do All Star que você conhece.
Maaaaas, por outro lado, o interessante é que o inverso é verdadeiro: os tênis All Star são a grande influência desse redesign; veja só!
Embora eu não ache o logo ruim, devo ressaltar que algumas coisas me incomodam:
- O V é muito largo e bruto;
- E o oco do R muito espremido (quase um projétil).
Tirando isso, o texto está perfeitamente ok, embora não me pareça nada original!
Quanto ao símbolo, eu acho a ideia da estrela viradinha maravilhosa: isso deu um pouco de movimento ao símbolo – além de um toque disruptivo que é extremamente característico da geração All Star!
Quanto a seta: reconheço a qualidade do conceito, mas como diria uma sábia brasileira:
Em uma enquete a respeito do redesign da Converse, os votos são:
- Símbolo:
- 33% nas 3 avaliações (Ruim, Ok e Excelente)
- Tipografia:
- 52% Ruim, 35% Ok e 12% Excelente
Alguns designers, amantes da zoeira, aproveitaram para parodiar o novo logo:
E você aí, como vota, deputado? O redesign da Converse prestou?