Como a Coca mudou sua garrafa e derrubou a concorrência

Como a Coca mudou sua garrafa e derrubou a concorrência

A psicologia é parte intrínseca do design, e focar no subconsciente dos clientes podem fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto!

Imagine-se na seguinte situação: eu preciso de ajuda para carregar minhas compras, e há um saco meio cheio e outra que tá quase explodindo. Qual você prefere pegar?

E se eu tiver dois sacos igualmente cheios (piada acidental), sendo uma sacola com alças comum, e outra sem alças (tipo saco de batatas). Qual você pega?

A maioria das pessoas sempre irá preferir o menos penoso – e muitas vezes não por malícia, mas por mera preferência do subconsciente!

Subconsciente esse que ajudou o design de embalagem da Coca-Cola acabar de enterrar a Pepsi!

A antiga garrafa de Coca

Você lembra como era o design de embalagem da Coca antigo, lá de 2008 pra baixo? O rótulo não só era feio, como a forma era bem diferente de hoje, veja só:

As garrafas eram uniformes e inchadas (uma predição do futuro dos viciados em Coke?). Só de olhar você já sabe que vai ser difícil carregá-la, não é mesmo? É uma garrafa grossa que pesa 2 quilos!

Eu lembro que, quando eu era criança, minha mão viva escorregando (e doendo) por ter que segurar o “pescoço da garrafa”. Quando já tava doendo demais, eu me abraçava com ela até chegar em casa!

Cientes desse problema, a Coca-Cola conduziu testes laboratoriais para descobrir como melhorar o design da garrafa de dois litros – e assim vender bem mais, é claro!

Esses testes não vieram a público, mas Prof. Sian Beilock (cientista da Universidade de Chicago), fez testes por ela mesma:

Testes de Ergonomia em Laboratório

Imagine duas colheres comuns e idênticas – ou até mesmo duas espátulas –, ambas dispostas numa mesa.

Chamamos dezenas de pessoas ao laboratório e fazemos um teste científico simples: “pegue um dos dois talheres a sua frente”. Qual seria o resultado esperado? 50% cada, né? São iguais mesmo!

Mas há um detalhe na disposição dos talheres fez toda a diferença:

Note que uma das colheres/espátulas tinha o cabo virado para a pessoa, enquanto o outro talher sempre estava disposto ao contrário.

Esse estudo da University of Chicago foi feito de inúmeras maneiras e a maioria das pessoas sempre pegam o objeto mais fácil.

Embora a diferença não seja gigante (de 50 para 65%), o aumento é gigantesco se aplicado a população da terra e o mercado de refrigerantes!

Coincidentemente, a chegada de uma nova garrafa marcou um aumento de vendas permanente para a Coca

Chutando com base no estudo acima, a “melhoria de design” aumentou a preferência em 15% — e tendo os Estados Unidos 300 milhões de habitantes, significa que 45 MILHÕES de pessoas ficaram mais propensas a pegar a nova garrafa da Coca.

Coca essa que já tinha a fama de ser a melhor, o que não só afetou a percepção dos sem preferência, mas também daqueles que compravam garrafas menores.

Por isso Beilock sugere que, para ter sucesso no design de embalagem, basta projetar produtos fáceis de pegar!

Autor

Comentários

Recomendados

51 Shares
51 Shares
Share via
Copy link