5 Dicas de como montar um cartaz de divulgação inesquecível

5 Dicas de como montar um cartaz de divulgação inesquecível

Um pôster impactante gera reações fortes, expectativa, ou pelo menos não sai da cabeça das pessoas. Quando nós, designers, temos que criar um cartaz, precisamos ter clareza sobre quem é o nosso público-alvo, assim podemos melhor direcionar o conteúdo, as formas, cores, o grid e o design em geral.

Meu nome é Rodrigo Trabbold e sou um diretor de arte que começou na publicidade em 2011 e hoje atua na indústria de entretenimento, onde tenho atuado diretamente na divugação de turnês de artistas e bandas musicais desde 2015.

Hoje eu vou compartilhar com você algumas dicas para criar um pôster com impacto, clareza e assertividade. As ideias embaixo podem até ser um pouco genéricas, mas ela são baseadas em fundamentos que você sempre deve ter em mente, avaliando se eles se adequam ou não o projeto de divulgação que você está liderando.

Visão aérea de uma mesa onde se vê um caderno de anotações e um livro sobre design

Tópicos do Artigo 

Briefing e Pesquisa

O primeiro passo de todo job sempre é fazer sua pesquisa, o que inclui estudar o briefing recebido; entender qual o objetivo do artista; procurar saber oque ja foi feito no passado; estudar as cores e estilos do artista et cetera.

Caso vocês tenham combinado em criar um novo estilo, também é importante pesquisar outros artistas para conseguir mais inspiração, e acima de tudo, garantir que o seu design não parecerá uma cópia do estilo alheio, e o que pegaria super mal pra você e o artista.

Eu sempre vou preferir um designer que saiba ler (ou estudar) a um designer que saiba desenhar.” — Michael Bierut


Criando seu Grid

Com a pesquisa feita, vamos continuar a nossa criação com um grid em um tamanho A3 e dividi-lo em 9 quadrantes iguais. (Você pode usar as réguas do Photoshop para fazer isso). Lembrando um “jogo da velha” (ou uma hashtag [#]), essa divisão nos deixa com 3 linhas horizontais e 3 colunas verticais.

Agora vamos separar as 3 linhas horizontais na ordem de: Logo em cima, Imagem no meio e Informações na linha de baixo. Essa ordem já deixa tudo mais claro e organizado para podermos preencher com o conteúdo. Podemos também realizar esta etapa no papel, com um rascunho básico para se ter uma ideia bruta da estrutura da arte.

Papel A3 dividido em 9 partes, sendo 3 quadros por linha. Nos 3 de cima, a palavra "logo"; no 3 do meio, "image"; nos 3 de baixo, "informações".


Criando equilíbrio em sua arte

Com a base do layout já estipulada, vamos agora estabelecer os diferentes pesos e tamanhos para que cada elemento tenha sua devida importância e prioridade.

Agora nós vamos mover as linhas horizontais (imaginárias ou réguas do Photoshop) para cima e para baixo, deixando em torno de 30% de espaço de altura para o logo, 50% para a imagem e os últimos 20% para as informações do pôster. (Essas proporções podem variar, é claro!)

Para esse exercício vamos inventar o nome e gênero de um artista: o nome será RMT e o gênero hip-hop. Como imagem, vou usar uma foto minha mesmo. Na área de informações vamos incluir uma data qualquer para o show fictício, um local e informações para compra de ingressos (o famoso Call to Action + website).

Ah, e vale lembrar que a data e o local são as informações mais importantes e portanto devem ter um destaque maior. De nada adianta você divulgar o artista se ninguém conseguir ir ao show por falta de informação, hahaha!

Imagem mostra elementos sendo encaixados conforme na imagem anterior: texto "rmt" em cima, foto do artista ao centro, e informações do show abaixo.Calma que essa não está nem perto de ser a arte final! A imagem serve para você ver como uma disposição de elementos tão simples evolui até virar um pôster criativo de sucesso.

Veja como uns leves ajustes logo aqui embaixo já começam a dar uma cara de cartaz para a nossa criação:

Aqui a foto do poster também toma a parte superior do post e é sobreposta pelo logo "RMT". As informações do show recebem melhor tipografia logo abaixo.


Criando a Identidade Visual

Agora precisamos unificar o design para criarmos uma arte mais impactante e consistente. Nosso objetivo é que o design tenha um look urbano e mais “barulhento” de um poster de hip-hop, e para isso vamos usar as cores Preto, Branco, e o Vermelho para causar aquele impacto.

Um aspecto icônico da arte urbana é o estilo grunge, muito conhecido pelo concreto ou mesmo aquela parede suja vista em vários álbuns de hip-hop. Ah, é claro que usaremos bastante contraste nas manchas e rachaduras no concreto, deixando o urbano ainda mais prevalente na nossa arte!

Aqui o design do cartaz fica preto e branco de cima abaixo, com a área de informações sobre fundo preto, dando mais destaque para as infos do evento

Agora a nossa arte já está harmonizada, porém ainda falta o estilo. Chegou a hora de adicionar as texturas e a cor que combinamos anteriormente, trazendo uma identidade clara e objetiva para o artista RMT, que agora ficará com um aspecto urbano indiscutível!

O designer adiciona vermelho no logo "RMT" e na data, além de adicionar mais textura grunge ao poster


Finalizando o seu design

Chegou a hora de darmos aquele toque final de impacto na nossa arte! O primeiro passo é adicionar um pouco de grão e High-Pass (Filter>Other>High Pass + Overlay) no Photoshop para melhorar sutilmente a textura e visibilidade da imagem.

Também podemos adicionar alguns elementos gráficos como formas, fontes ou imagens, e também brincar com luzes em overlay de algumas imagens para elevar o look do design e do seu conceito. No caso, vamos usar alguns pedaços de papel rasgado, algumas formas do próprio Photoshop (como linhas e símbolos de reciclável, marca registrada, globo e estrela) e replicar o contorno do logo como um elemento extra, assim podemos preencher os espaços vazios e dar mais personalidade para o design.

Por fim, para este estilo e artista específico, vou utilizar uma textura de filme de câmeras antigas por cima de todo o design para dar um tom mais vintage e dar mais áreas escuras a essa textura tão característica do estilo urbano.

Versão final do pôster, com um RMT ao fundo em outline, símbolos como reciclável aos cantos da tela, e texturas de papel espalhadas pelas bordas.

Não podemos nos esquecer de que algumas das dicas e elementos mencionados no artigo podem ser usados em diversos estilos diferentes. Cores e tamanhos, por exemplo, sempre vão ser preocupações de um bom designer gráfico, pois ambas ajudam a comunicar com foco e priorizar elementos afim de melhor direcionar a atenção do público alvo!


Dicas finais!

Agora o seu pôster está para ser distribuído e redimensionado em diversos formatos, como mídias sociais, banners digitais, anúncios em revistas e diversos outdoors pela cidade!

Normalmente, muitos desses resizes são feitos por outras pessoas contratadas pelas próprias casas de shows, então é muito importante que seu design seja criado com esses diversos tamanhos em mente–uma boa dica é expandir o fundo da imagem para os lados para também funcionar em formatos horizontais.

Outro fator ligado a isso é a nomeação e organização das camadas no Photoshop, ja que você pode não ser a única pessoa a editar esse arquivo. Tenha muito cuidado e organização para simplificar ao máximo as camadas, assim você simplificará o trabalho de toda a equipe envolvida na produção do evento.

Vale lembrar que o seu estilo e design pode não corresponder com esses exemplos, e tudo bem: cada um tem seu estilo próprio e seus objetivos variam de acordo com cada job, então a diversidade no design fala sempre mais alto!

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