Um pôster impactante gera reações fortes, expectativa, ou pelo menos não sai da cabeça das pessoas. Quando nós, designers, temos que criar um cartaz, precisamos ter clareza sobre quem é o nosso público-alvo, assim podemos melhor direcionar o conteúdo, as formas, cores, o grid e o design em geral.
Meu nome é Rodrigo Trabbold e sou um diretor de arte que começou na publicidade em 2011 e hoje atua na indústria de entretenimento, onde tenho atuado diretamente na divugação de turnês de artistas e bandas musicais desde 2015.
Hoje eu vou compartilhar com você algumas dicas para criar um pôster com impacto, clareza e assertividade. As ideias embaixo podem até ser um pouco genéricas, mas ela são baseadas em fundamentos que você sempre deve ter em mente, avaliando se eles se adequam ou não o projeto de divulgação que você está liderando.
Tópicos do Artigo
Briefing e Pesquisa
O primeiro passo de todo job sempre é fazer sua pesquisa, o que inclui estudar o briefing recebido; entender qual o objetivo do artista; procurar saber oque ja foi feito no passado; estudar as cores e estilos do artista et cetera.
Caso vocês tenham combinado em criar um novo estilo, também é importante pesquisar outros artistas para conseguir mais inspiração, e acima de tudo, garantir que o seu design não parecerá uma cópia do estilo alheio, e o que pegaria super mal pra você e o artista.
“Eu sempre vou preferir um designer que saiba ler (ou estudar) a um designer que saiba desenhar.” — Michael Bierut
Criando seu Grid
Com a pesquisa feita, vamos continuar a nossa criação com um grid em um tamanho A3 e dividi-lo em 9 quadrantes iguais. (Você pode usar as réguas do Photoshop para fazer isso). Lembrando um “jogo da velha” (ou uma hashtag [#]), essa divisão nos deixa com 3 linhas horizontais e 3 colunas verticais.
Agora vamos separar as 3 linhas horizontais na ordem de: Logo em cima, Imagem no meio e Informações na linha de baixo. Essa ordem já deixa tudo mais claro e organizado para podermos preencher com o conteúdo. Podemos também realizar esta etapa no papel, com um rascunho básico para se ter uma ideia bruta da estrutura da arte.
Criando equilíbrio em sua arte
Com a base do layout já estipulada, vamos agora estabelecer os diferentes pesos e tamanhos para que cada elemento tenha sua devida importância e prioridade.
Agora nós vamos mover as linhas horizontais (imaginárias ou réguas do Photoshop) para cima e para baixo, deixando em torno de 30% de espaço de altura para o logo, 50% para a imagem e os últimos 20% para as informações do pôster. (Essas proporções podem variar, é claro!)
Para esse exercício vamos inventar o nome e gênero de um artista: o nome será RMT e o gênero hip-hop. Como imagem, vou usar uma foto minha mesmo. Na área de informações vamos incluir uma data qualquer para o show fictício, um local e informações para compra de ingressos (o famoso Call to Action + website).
Ah, e vale lembrar que a data e o local são as informações mais importantes e portanto devem ter um destaque maior. De nada adianta você divulgar o artista se ninguém conseguir ir ao show por falta de informação, hahaha!
Calma que essa não está nem perto de ser a arte final! A imagem serve para você ver como uma disposição de elementos tão simples evolui até virar um pôster criativo de sucesso.
Veja como uns leves ajustes logo aqui embaixo já começam a dar uma cara de cartaz para a nossa criação:
Criando a Identidade Visual
Agora precisamos unificar o design para criarmos uma arte mais impactante e consistente. Nosso objetivo é que o design tenha um look urbano e mais “barulhento” de um poster de hip-hop, e para isso vamos usar as cores Preto, Branco, e o Vermelho para causar aquele impacto.
Um aspecto icônico da arte urbana é o estilo grunge, muito conhecido pelo concreto ou mesmo aquela parede suja vista em vários álbuns de hip-hop. Ah, é claro que usaremos bastante contraste nas manchas e rachaduras no concreto, deixando o urbano ainda mais prevalente na nossa arte!
Agora a nossa arte já está harmonizada, porém ainda falta o estilo. Chegou a hora de adicionar as texturas e a cor que combinamos anteriormente, trazendo uma identidade clara e objetiva para o artista RMT, que agora ficará com um aspecto urbano indiscutível!
Finalizando o seu design
Chegou a hora de darmos aquele toque final de impacto na nossa arte! O primeiro passo é adicionar um pouco de grão e High-Pass (Filter>Other>High Pass + Overlay) no Photoshop para melhorar sutilmente a textura e visibilidade da imagem.
Também podemos adicionar alguns elementos gráficos como formas, fontes ou imagens, e também brincar com luzes em overlay de algumas imagens para elevar o look do design e do seu conceito. No caso, vamos usar alguns pedaços de papel rasgado, algumas formas do próprio Photoshop (como linhas e símbolos de reciclável, marca registrada, globo e estrela) e replicar o contorno do logo como um elemento extra, assim podemos preencher os espaços vazios e dar mais personalidade para o design.
Por fim, para este estilo e artista específico, vou utilizar uma textura de filme de câmeras antigas por cima de todo o design para dar um tom mais vintage e dar mais áreas escuras a essa textura tão característica do estilo urbano.
Não podemos nos esquecer de que algumas das dicas e elementos mencionados no artigo podem ser usados em diversos estilos diferentes. Cores e tamanhos, por exemplo, sempre vão ser preocupações de um bom designer gráfico, pois ambas ajudam a comunicar com foco e priorizar elementos afim de melhor direcionar a atenção do público alvo!
Dicas finais!
Agora o seu pôster está para ser distribuído e redimensionado em diversos formatos, como mídias sociais, banners digitais, anúncios em revistas e diversos outdoors pela cidade!
Normalmente, muitos desses resizes são feitos por outras pessoas contratadas pelas próprias casas de shows, então é muito importante que seu design seja criado com esses diversos tamanhos em mente–uma boa dica é expandir o fundo da imagem para os lados para também funcionar em formatos horizontais.
Outro fator ligado a isso é a nomeação e organização das camadas no Photoshop, ja que você pode não ser a única pessoa a editar esse arquivo. Tenha muito cuidado e organização para simplificar ao máximo as camadas, assim você simplificará o trabalho de toda a equipe envolvida na produção do evento.
Vale lembrar que o seu estilo e design pode não corresponder com esses exemplos, e tudo bem: cada um tem seu estilo próprio e seus objetivos variam de acordo com cada job, então a diversidade no design fala sempre mais alto!