Criada em 1981, a Logitech é uma fabricante de tecnologia que, no meu ponto de vista, é o “genérico” número 1 do mercado – se você não pode adquirir um Razer, aposte suas fichas em um Logitech.
Porém, nas palavras da empresa suíça: “uma líder mundial em produtos que conectam pessoas a experiências digitais que eles amam”…
A empresa já teve vários logos, mas esta é claramente a maior evolução so far: no redesign pelo DesignStudio, a “Logi” abandonou o símbolo e se transformou apenas num logotipo!
O símbolo não fará falta, uma vez que 99% da população não tem a menor ideia de seu significado… e pra piorar, sequer era um símbolo bonito, fazendo‑o ser completamente descartável.
O novo logo foi feito com a Brown Pro Typeface, de Aurèle Sack, e entre suas inspirações temos sketches do célebre Paul Renner, criador da Futura.
O legal do novo logo é ser claramente lúdico: ele assumiu um aspecto mais “bold”, o que o tornou bem mais arredondado, fugindo das linhas “frágeis” e sem vida do trabalho original.
Se rendendo ainda mais a esse lado mais “divertido” da marca, a Logitech decidiu se chamar de “Logi”, como se a própria marca dissesse ao público: “somos íntimos, me chame pelo meu apelido”.
Para aumentar ainda mais essa aproximação, a Logi adotou uma paleta de cores que – segundo os designers – se inspira nas roupas do público-alvo, sendo igualmente claras e vibrantes…
Honestamente, não entendi esta defesa; a geração Restart usa Logitech?
De qualquer forma, é uma boa paleta de cores: talvez não seja o que você espera de uma empresa de tecnologia, mas é impossível negar o quão lúdica ela é.
Por outro lado, tenho a sensação que a Logitech (principalmente na versão “Logi”) ficou um pouco com cara de rede social – exatamente como aconteceu no redesign do IHOP.
Outro problema é que há quem diga que a Logitech está imitando o Microsoft Surface, que já vem há um tempo trabalhando com esse lado mais “playful” e jovem da tecnologia… o que reforça o lado “genérico número 1”.
De qualquer forma, o redesign da Logitech é uma ótima forma de se reposicionar no mercado (o que aparentemente já está ocorrendo)…
A identidade visual antiga simplesmente não funcionava – já rejeitei produtos por causa da identidade visual antiga, mas sempre curti o nome…
Mas aparentemente, a Logitech agora é mais do que naming…
Aliás, falando em cases:
Clique aqui e veja o intrigante redesign da MINI!
VIA BrandNew