A designer Bárbara Niriz desenvolveu a Identidade Visual do Bairro de Santo Antônio – uma bela oportunidade de ver um “branding” alternativo: um povo que vira obra de design gráfico!
Assim como na linda identidade visual do OCAstanha postada ontem, a Bárbara também é aluna da UEMG! Então fica a dica: envie seu trabalho que ele pode virar um post! :d
Só tenha bom senso, por favor… aliás, bora ao projeto!
Definido praticamente por contraste visual, Santo Antônio durante o dia é calmo, sem muito movimento.
Também é válido destacar o valor atemporal do bairro, que tem diversos edifícios tombados, por exemplo – logo, ele carrega “o tradicional” em sua essência!
E isso obviamente se refletiu em seu logotipo de traços vintages e simples! Aliás, essa simplicidade é particularmente especial:
- Os logotipos simples sempre vencem, já sabemos.
- Ao representar um povo, como no design de bandeiras, tem por obrigação ser simples.
Isso porque, como dizem os flag designers, “ele precisa ser simples o suficiente para uma criança desenhar”. Tá, o logo não é tão simples, mas é o suficiente para qualquer um arriscar e chegar mais ou menos lá!
Para complementar todos esses valores, a identidade visual conta com cores em seu design igualmente características: uma paleta vintage (e sólida, é claro)!
Com quatro cores que se complementam perfeitamente, uma série de editoriais minimalistas maravilhosos, como você pode ver a seguir:
Para finalizar, a Identidade Visual de Santo Antônio também tem seus brindes: um vinho português e duas taças que incorpora os valores tradicionais da cidade.
Foi escolhido o vinho português, por referir-se ao famoso Vinho Do Porto – que recebe uma designação atribuída à palavra vintage –, quando a colheita é de reconhecida qualidade.Ademais, devido à grande capacidade de envelhecimento deste vinho, o valor de não efemeridade do tempo, é de grande relevância no conceito da marca.