As vezes o design das coisas parece apenas uma convenção; estamos tão acostumados que parece que as coisas são como são simplesmente porque começaram assim, e outros decidiram continuar fazendo assim… mas será que este é o caso? Aqui vão algumas curiosidades intrigantes!
As covinhas da bola de golfe não possuem razões estéticas, mas sim aerodinâmicas. Elas criam turbulência na camada de ar em volta da bola, reduzindo a resistência atrás dela.
Cabides de plástico ou metal não chegam nem perto dos cabides de cedro, que repelem traças, evitam mofo e aromatizam.
A cor marrom das garrafas de cerveja não é apenas estética. Ela ajuda a bloquear luz ultravioleta do sol, que poderia deixar a bebida fedida e com gosto ruim.
O famoso formato de bulbo da lâmpada serve a dois propósitos: é fácil de ser projetado usando técnicas de sopro de vidro, e seu design esférico é o melhor para controlar emissões de luz e calor.
Já se perguntou porque as cabeças dos bonecos de LEGO possuem furos? Não é à toa. É para permitir que crianças pequenas respirem se por acaso as engolirem.
Geralmente, maçanetas são feitas de latão (zinco e cobre). Isso é bom porque esse material tem propriedades antimicrobiais e pode se “autodesinfectar”, livrando-se de 99% dos germes em cerca de duas horas.
Clique aqui e veja esse baralho di-vi-no que ajuda as criancinhas 🙁
Por favor, nos curta nas redes sociais!
Esse post foi discaradamente “kibado” do Hyperscience