O mundo do design de logotipos está mudando rápido e nós não vamos te deixar para trás: aqui vão as tendências de logos para 2018!
E sim, há algumas figurinhas repetidas de 2017, mas faz parte: as “modas” têm que se aplicar aos princípios do design, então não elas seriam confiáveis se mudassem radicalmente de um ano pro outro, né?
Mas também há novidades promissoras (e a décima que é indispensável), então mergulhe nesse post com tudo e sem medo de ser feliz. ; )
Tópicos do Artigo
Mas por que me preocupar com logo trends?
- Para encontrar um estilo que os clientes já estão mais abertos a aceitar (ou seja, ter mais jobs aprovados);
- Descobrir um estilo que você talvez mal conheça, ou até achava inaceitável, mas que pode ser 100% viável naquele seu projeto;
- E economizar tempo reinventando a roda em tooodo projeto de logotipo.
E desculpa pela enrolação, mas houve um mimimi enorme no primeiro ano em que fiz esse post, o que é bem intrigante vindo de uma classe de profissionais que deveriam ter a mente aberta… mas ok, bora as novidades!
► TENDÊNCIAS ATUALIZADAS (2019) ◄
Logotipos Monotom [1]
O avanço do minimalismo está indo além dos traços e influenciando os esquemas de cores, dando vida a marcas extremamente objetivas em sua comunicação:
Aposto que você teve a sensação clara de luxo e sofisticação ao ver os produtos da Lui, e é exatamente por isso que o esquema foi escolhido: para garantir que não haverá erro na transmissão da mensagem da marca!
É o mesmo principal de um projeto de sinalização: a X é amarela ou vermelha para dar a sensação clara de perigo (que não deve ser discutida), assim como gostaríamos que as associações dos logos fossem igualmente claras.
DICA: Esse estilo também é uma forma de economizar uma grana nos impressos! ; )
Logotipos Empilhados (Letterstacking [2])
Esses não são fáceis de fazer e é justamente aí que mora o segredo: o letterstacking focado em desafiar o público, por isso são frequentemente reservados a públicos mais nichados, como galerias de arte e universidades.
O letterstacking tem um enorme poder de engajamento pois ele desperta a curiosidade do público, que é convidado a decifrá-lo como se fosse um quebra-cabeças, dando ao espectador um ar de intelectualidade.
Mas isso só se for aplicado ao contexto correto, é claro; aplicá-lo em restaurante seria estranho, e em um hospital talvez seria desastroso!
Logotipos em Espaço Negativo [3]
Os logos em espaço negativo não são novidade nenhuma, mas sempre estarão na moda pois são desafiadores (sem seres irritantes) e, acima de tudo, divertidos!
Veja o logo do The Bronx Zoo, por exemplo: parecem apenas duas girafas, mas de repente você se toca que há uma paisagem e voilà—você se sente o espertalhão!
O mesmo acontece com o seu público-alvo, que imediatamente fará uma associação positivíssima com a sua marca que irá converter em vendas, é claro.
Logotipos Cinéticos [4]
Aceita que dói menos.
— Albert Einstein
Todo mês vejo alguém chorando a existência deles, e isso não faz o menor sentido; onde está a mente aberta dos designers? Criatividade não sobrevive a preconceitos, tenha isso beeem claro em mente.
O motivo que leva tantos a odiarem esses logotipos mutantes está na sua capacidade de adaptação a cada evento, habitat e até mesmo a cada usuário! (Como ocorre no redesign da Oi.)
E não vem com essa de que os logotipos cinéticos violam as regras do design: as bases e origens deles se mantém óbvias mesmo com tantas mudanças, não prejudicando seu poder de pregnância e reconhecimento.
Ah, e outra vantagem dessa tendência de logotipo é que as variações podem transmitir diferentes emoções, como visto no caso da Oslo City Bike:
Logotipos em Monograma [5]
Logo do Elton John, redesign da Formula 1… o onda minimalista está ressuscitando o uso das iniciais com tudo no logo design!
A vantagem dos monogramas está na facílima aplicação, porém sua pregnância é um pouco questionável: é muito fácil gravar F1, IBM ou até mesmo Elton John—que são grandes sucessos milionários—mas e quanto as marcas menores?
Mecânico J2; mercados FBC; restaurantes CBG… ao meu ver, não funciona em nenhum desses casos, então tenha bastante cuidado antes de projetar um deles.
Logotipos Artesanais [6]
O mundo do design está tão tomado por logotipos flat que abrem-se as portas para um movimento de reação, trazendo de volta os velhos logotipos em lettering!
O ponte fortíssimo dos logos artesanais está na transmissão de que houve um trabalho humano nele, o que é mais difícil de perceber nos logos comuns, que são feitos com figuras mais geométricas e etc.
E esse toque humano será percebido como parte do espírito da empresa, diminuindo aquela percepção de “capitalistas famintos por dinheiro” (que é a grande mudança buscada pelo branding / marketing do século 21)!
Logotipos em Degradê [7]
Ano passado o redesign do Instagram confirmou que os logos em degradê voltaram para ficar, e embora muita gente tenha discordado, o fato é que já o aceitamos e vemos com naturalidade os tantos outros que aparecem dia após dia.
Isso ocorre porque os métodos de impressão mudaram e o mundo está cada dia mais digitalizado, o que torna o gradient não só atraente como ergonômico—e contraria tudo que nós aprendemos na faculdade.
Outra coisa importante de ter em mente é que designers são feitos POR designers e não PARA designers, então é muito mais provável que outros designers se incomodem do que o cliente e os clientes dele—que são quem realmente importam.
As vantagens do gradient (bem-feito) é um ar de modernidade e “finalização especial”, o que é mais difícil de se perceber em um flat design.
Logotipos com Overlay [8]
Os logos com sobreposição são semelhantes aos degradês, mas com ainda mais ousadia já que as formas se unem e a chance de algo dar errado aumenta bastante.
Eu diria que as vantagens desse estilo são exatamente as mesmas do item anterior, e é justamente por isso eu não as faço, pois os riscos não me parecem compensar a pouca vantagem em relação ao gradient comum.
Entre todos que vi, o único realmente digno de nota é o do Truman (acima) que transmite uma emoção positiva de cara, facilmente imaginado em um contexto kids, por exemplo.
Logotipos Shadow Breaks [9]
O estilo “quebra por sombra” (tradução livre) estão se tornando populares graças a sua capacidade de trazer um realismo para a marca com o seu efeito 3D:
A sombra geralmente é chapada (mais fácil de imprimir), mas também há quem faça sombras em degradê pois elas parecem dar mais vida ao logotipo:
Veja com o logo da Botanika parece brilhar graças a sombra, criando uma ilusão de óptica que é irresistível para os olhos (goste você ou não)!
Logotipos Animados (Motion Graphics [10])
Dizem que é uma moda, mas eu diria que os logos em motion estão mais para obrigação já que as redes estão priorizando e MUITO a produção de vídeos nos feeds!
Mas não, não é só uma questão de social media: a animação dá vida ao desenho e aumentando a empatia com o público-alvo, que é justamente um dos grandes objetivos da criação de um logotipo.
Por isso eu recomendo essa dica para todos os meus clientes, e até mesmo para você, como uma forma de ter mais sucesso em seus projetos desde a apresentação até o momento da aplicação no mercado! ; )
Gostou das dicas? Faltou algo? É só falar e compartilhar! ♥