Onde fã ativo detona bloqueio criativo!

TED Ideas: a importância do Naming em Startups!

29

TED Naming é importante para startups

Vale a pena investir tempo, energia e até mesmo dinheiro em naming para startups? Um artigo do TED Ideas ilumina essa questão : )


A seguir temos respostas de Jonathan Nelson, criador da Hackers/Founders (ou H/F), um dos grandes nomes do meio tecnológico em 32 países e com grandes eventos para empreendedores fazerem network e crescerem profissionalmente.

Devemos nos preocupar com naming em startups?

Empreendedores dedicam bastante tempo a isso, e tal nome ficará muito ligado a sua empresa – por isso, um pouco de popularidade já tornará difícil uma mudança do mesmo.

Eu tenho lido sobre a história de Fundos de Cobertura e notei que elas tendem a ter nomes agressivos como Tiger Global, Alpha Heavy e Aggressive Growth, pois a intensidade nesses nomes já te motivam a investir neles!

Qual é a influência do capital de risco no processo?

Eu consultei muitos investidores sobre como eles fazem suas decisões.

Tudo se resume um padrão – eles tendem a investir muito com garra e emoção. Geralmente muitos investidores tomam decisões em 2.5 minutos e tudo que você pode encaixar nesse tempo é o nome da sua empresa no pitch de vendas!

É importante ter uma boa primeira impressão: se seu nome é ruim, as chances de ter investimento são ruins – ou o investidor já inventará um novo nome para os amigos, já que ele não dirá o péssimo nome no qual investiu.

O que mais está envolvido no naming?

Naming é um problema interessante, primeiramente porque muitas companhias estão limitadas a internet, o que também limita o nome dos domínios.

Por um tempo, foi legal usar a extensão .ly (Líbia), mas tudo mudou com a guerra civil uma vez que os empreendedores não gostariam de financiar um ditador ao pagar pelo seu domínio.

Qual é o tamanho ideal para o nome de uma empresa?

O Y Combinator tenta resumir o nome das startups em duas sílabas, como eBay, Google e Reddit – o objetivo é criar nomes curtos e realmente memoráveis.

Mas outra startup que eu conheço é a  Can I Stay With You While I Rent My Place on Airbnb. Este nome chamou muita atenção da imprensa e isso acabou por torná-lo memorável.

Quando eu penso em nomes, sei que memórias são compostas de dados + emoção, e emoções fazem dados memoráveis. É nisso que focamos no processo.

O seu pitch também deve ser memorável; o nosso é “fazemos a vida ser 34% menos pior para investidores“. Isso causa uma certa dissonância cognitiva justamente por ser memorável.

Mas e se sua empresa fosse “Fuck You We Do Data.com”?

Espero por algo como isso pois é auto-explicativo, e memorável por ser chocante… não é o melhor nome para o mercado, mas o mercado também está mudando.TED Naming é importante para startups 2

Por quê domínios são tão importantes quando pessoas pesquisam sites em vez de acessá-los?

Startups são obcecadas por domínios por um tempo, e eles não são legais, mas também importantes.

No momento estou trabalhando com um advogado especializados em divórcios que tem uma startup chamada Legal Passage, e notamos que em 6 meses ele não recebia tráfego em seu site.

Concluímos que o nome simplesmente não comunicava nada!

Então checamos o Google e pesquisamos termos como “diydivorce”… Também notamos que em breve uma grande parte da população americana será hispânica, então por que não um domínio como divorce.io? O nome lembra divorcio, como em espanhol.

Divorce.com está a venda por $100,000, e nós concluímos que se pessoas pesquisarem por “divorce” acabaremos tendo muito tráfego!

SEO ainda dá muita relevância a nomes, e é por isso que trabalhamos isso!

Outro caso é a companhia  Flights With Friends, que permite grupos dividirem custos de viagem (o site resolve aquele velho problema de quando uma única pessoa compra TUDO da viagem de um grupo e fica aquela confusão para dividir as contas).

Porém, esta empresa foi processada pela Zynga, que alegou que copiaram o nome do jogo Words with Friends!

Isso foi motivo de comemoração, já que isso atraíria a mídia (o que está acontecendo com o Faceglória agora)!

Além disso, o incidente iluminou o grupo fazendo-os pensar que deve-se trabalhar mais do que com vôos (FLIGHT, de vôo), levando-os a providenciar diversas suítes em Las Vegas que só estão disponíveis no app desta companhia.

Por isso, a FwF se tornou Suiteness.io, e seu app passou a gerar 50 mil dólares por mês na App Store sem gastar nada com propagandas, simplesmente porque a empresa começou a atingir as pessoas que pesquisavam pela palavra “suíte”.

O que você acha de naming com nome dos fundadores?

Nós evitamos pois há um estudo mostrando rejeições em investimentos simplesmente porque o investidor tem preconceitos quanto o que o nome representa.

Exemplo: Há muitas mulheres em Silicon Valey, mas apenas 4% das startups recebem algum financiamento. Por isso evitamos trabalhar com nomes, uma vez que o peso do nome será enorme.

Você percebe alguma tendência no naming?

Os nomes estão encurtando!

Nosso primeiro domínio fo ihackersandfounders.com, mas nossos encontros são em bares e eu tenho que dizê-lo em meio a tanto barulho!

Em Christmas Island, os domínios são .cx, então nos tornamos hf.cx e fizemos o email j@hf.cx! Agora quando vou dizer nosso nome em um bar, eles dizem: “este é o menor nome de todos os tempos!”

E logo estão digitando-o em seus smartphones.

Você vê algum padrão de naming que muda de acordo com idiomas?

Eu trabalhei com uma empres chamada “Export Abroad” e alguém disse: “Cara, isso parece uma exportadora de mulheres”.

O motivo é porque soa como “Export-A-Broad” (Exporte uma Mulher)!

Achei muito esquisito, mas ele tem razão… mas a empresa trabalha com grandes dados para gerar inteligência em business global e o nome funciona bem para eles. No Vale do Silício, o nome provavelmente seria Export.io.

Como foi o processo da sua empresa?

É estranho que “Hackers and Founders” seja um bom nome.

Em muitos lugares, Hacker é um nome criminoso, mas no Vale é sinônimo de “bom programador”… as vezes quando estamos em algum bar em outros lugares, nos perguntam se roubaremos dados deles.

O fato é que a palavra hacker nos ajudou a atingir o nosso grande público! Dois terços de nossos membros são engenheiros, e isso tudo se encaixa bem.

Na H/F, qual bom conselho sobre naming costuma a ser ignorado?

Em última análise, a empresa não é minha, mas sim deles. Meu trabalho é apenas ser o sherpa do processo!

Eu perguntarei qual é o problema e darei meu conselho, mas o CEO e investidores precisam pensar por si mesmos e enfrentarão as consequências.

Mas eu amo ver que errei em meus conselhos!

Que tal ver algo revolucionário?

Clique aqui e veja o futuro das embalagens!

futuro das embalagens revela quando produto passa da validade (3)

VIA TED Ideas

Junte-se aos mais de 1000 designers em nossa lista

Presentes e Inspiração de Graça! ♥

* indicates required
você pode gostar também
Comentários
Show Buttons
Hide Buttons