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“Se você odiou, você não entende nada de design” (novo logo da Seara)!

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Assim como o grande novo logo da Oi, os designers surtaram com o novo logo da Seara, e isso me lembrou uma frase icônica do design:

“Se você odeia a Comic Sans, você não entende nada de design. Mas se você ama a Comic, você entende menos ainda”.

E não se ofenda, pois o que essa citação quer dizer é: não é uma questão de gosto, mas sim de mercado, público e adequação.

Se responda a seguinte pergunta: o que um bom redesign precisa ter?

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O novo logo da Seara

Nosso redesign visa facilitar a identificação na compra e criar mais proximidade com o consumidor.

A Seara é uma empresa de 60 anos, bem mais velha que você. E sabe quem é a garota propaganda? A Fátima Bernades, uma ex-apresentadora de noticiário de TV aberta… sim, televisão, lembra daquela caixa com vídeos?

A Seara é uma empresa tradicionalíssima, com público-alvo bem definido (e não são designers, #fikdik) e por isso ela precisa e muito se manter fiel a sua imagem tradicional.

E o que um bom redesign precisa? Precisa se manter fiel a sua imagem tradicional para não perder seu público, não é mesmo?!

Por isso que você não se entende com o novo logo da Seara: você acha ele ruim porque no fundo ele SEMPRE FOI RUIM, mas acima de tudo você se esqueceu que…:

Marcas não são desenhos

Simples assim! A Seara é (inter)nacionalmente conhecida, avaliada em 5 bilhões e que está certa que seu público-alvo são donas de casa e velhinhas.

Você acha que estão preocupados se você, de uma classe profissional vista como irrelevante pela maioria, gosta ou não do logotipo deles?

Marcas não são desenhos, amiguinho, mas sim promessas.

Elas carregam histórias, emoções e sentimentos – que donas de casa cultivaram por décadas –, e ninguém vai botar tudo isso a perder porque você acha que deveriam ter feito assim ou assado… Você aprendeu isso na faculdade, não lembra?

Veja o lado positivo

  1. Retiraram o gradiente, que era completamente inútil, antiquado e inadequado.
  2. A forma do fundo mudou, para uma elipse que é de cognição mais fácil e familiar. Ah, e o drop shadow foi junto…
  3. Reparou no sol? Agora realmente dá pra entender o que ele é (sim, infantilóide, mas as “donas de casa” não vão reclamar).
  4. A tipografia está muito mais amigável, pois as novas letras são mais orgânicas e o low caps ajuda a acentuar essa proximidade.

Aplicação
Aplicação

A aplicação mostra que a promessa do redesign foi cumprida: a marca agora ficou mais aproximável e, acima de tudo, de facílimo reconhecimento.

A marca evoluiu mas se manteve Seara, só que agora com formas mais amigáveis, simples e clean – bem do jeito que o público dela gosta.

O Logo Flat da Seara

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Uma crítica frequente ao redesign é remeter a uma versão flat do logo da Seara, mas eu gostaria de fazer alguns lembretes:

  1. Vocês estariam falando “mimimi agr td eh flat mds do sél“.
  2. As donas de casa não dão a mínima para esta mér.
  3. Vocês estariam reclamando do mesmo jeito.

Quem é da área sabe: designer gosta é de criticar. E designer esquece que quem se preocupa com design é ele e somente ele; o resto do mundo pouco se importa.

A Dona Zezé comprando seu peru não está nem aí, e se bobear até preferiria um logo com gradient de 5 cores. Aceite: empresas não compram logos para agradar designers.

Então seja paciente, de pouco em pouco, um dia a Seara poderá ter um grande logo (coisa que estes 2 não são), mas obviamente não pode ser de uma hora pra outra.

Não gostou do redesign? Nem eu, mas seja paciente pois aos poucos a Seara terá um grande logo. Não é falta de bom gosto, é questão de mercado e lucro.


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