Onde fã ativo detona bloqueio criativo!

Novo logo da Guinness Brewery: um redesign sofisticado e levemente questionável!

29

Após 11 anos, a Guiness Brewery tem um novo logo que é lindo, porém…


Redesign da Guinness Brewery

A mais-que-clássica Guinness – que foi homenageada com a chamada “lata perfeita” por um brasileiro – é uma cervejaria que nasceu em 1759 em Dublin (que também tem um belo redesign), conhecida mundialmente por sua cerveja preta e intensa!

Atualmente, a Guinness é comercializada em mais de 150 países e são mais de 10 milhões de copos consumidos todos os dias ao redor do mundo! E é óbvio que um marca desse porte merece redesigns frequentes, como esse belo novo logotipo pela Design Bridge!

novo-logo-da-guinness-brewery-um-redesign-sofisticado-2 novo-logo-da-guinness-brewery-um-redesign-sofisticado-3

Para trazer a visão da Guinness à vida, nós fizemos modelos e mockups da harpa juntos com experts. Esse processo colaborativo permitiu ao time imergir na forma do objeto e cada uma de suas curvas, garantindo um design o mais autêntico possível. – Design Bridge

E não tem como duvidar, pois a qualidade do desenho é inegável, mas a questão é: pra que isso? O novo logo da Guinness tá muito mais para ilustração do que logotipo, e como bem sabemos, haverá problemas de aplicação! Outro motivo que me faz questionar um redesenho tão profundo (e até lindo), é o quanto essa harpa vale como um símbolo único da marca!

Todos sabemos que a harpa é a marca da Guinness, mas será que não valeria mais a pena dar uma leve retocada nela e investir mais nas letras? A tipografia da Guinness sempre foi bonita original bacana, e poderia ficar ainda mais com um redesenho que a tornar-se realmente única (e que não teria problemas de aplicação)!

E mais que isso: a nova identidade visual troca o foco da tipografia para a harpa, o que é ainda mais danoso para essas letras levando em conta que o redesenho delas ficou menos original! Ah, as serifas são muito bem-vindas para uma marca classy como essa, obviamente!

novo-logo-da-guinness-brewery-um-redesign-sofisticado-4 novo-logo-da-guinness-brewery-um-redesign-sofisticado-5

Os sketches mostram um pouco do cuidado no redesign da Guinness, que teve até colaborações de especialistas em métodos de impressões clássicos (e de mais classe), o que gerou texturas e um modelo 3D do logo que tornam o desenho realmente lindo! Veja:

novo-logo-da-guinness-brewery-um-redesign-sofisticado-6

É claro que, por mais linda que a foto acima seja, você já deve ter concluído: estamos mostrando um zoom, e é óbvio que essa beleza se perde de acordo com o distanciamento! Mais que isso: é quase certo que esse tipo de coisa não vá parar numa garrafa (ou copo) de Guinness, o que novamente me traz a mente o “pra que isso”?

Infelizmente, me parece que o grande feito do novo logo da Guinness foi tirar a originalidade da fonte, e torná-la totalmente secundária. Não posso quantificar o quanto isso é ruim, até porque podem ter uma mega estratégia por trás… e você sabe que já quebramos a cara falando mal do novo logo da Oi, então é melhor pegarmos leve 😛

Mas o que você achou? Jogue na nossa cara se falamos besteira, por favor!


Junte-se aos mais de 1000 designers em nossa lista

Presentes e Inspiração de Graça! ♥

* indicates required
você pode gostar também
Comentários
Show Buttons
Hide Buttons